Origem da biomedicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO

O curso de Biomedicina,com sua trajetória marcada por muita luta e persistência,é uma das grandes promessas de um futuro muito próximo,pesquisa,curiosidade e dedicação são alguns dos atributos que um biomédico deve ter para ter sucesso em sua carreira profissional.
Com várias opções nas áreas de trabalho,é uma curso muito amplo que oferece inúmeras possibilidades,desde acupunturaá perfusão extra corpórea,atende a vários perfis da área da saúde,é voltado para a pesquisa das doenças humanas,suas causas e meio de tratá-las,o biomédico também pode atuar em parcerias com bioquímicos, biólogos,farmacêuticos e médicos.

Origem da Profissão
O curso de Ciências Biológicas - Modalidade Médica, Biomedicina ou como é mais conhecido, "Ciências Biomédicas" foi pioneiramenteimplantado na Escola Paulista de Medicina em 1966. O Curso foi criado com objetivos de capacitar futuros docentes e pesquisadores nas áreas de biologia e medicina.
A profissão foi regulamentada em 1979 e o Conselho Federal e os Regionais de Biomedicina foram criados e hoje regulamentam o exercício da profissão em suas várias especializações.O Curso de Bacharelado em Ciências Biomédicas propõe-se a formar profissionais de alta capacidade na atividade de pesquisa e docência em nível superior, nas diversas áreas da Biomedicina
a Lei nº 6.684 de 3 de setembro de 1979 regulamentou em conjunto as profissões de Biólogo e Biomédico, seguida da Lei nº 6.686, de 11 de setembro de1979 que dispunha sobre o exercício das análises clínico-laboratoriais pelo Biomédico. Esta última Lei continha o seguinte enunciado no seu artigo 1º :

" Art. 1º - Os atuais portadores de diploma de Ciências Biológicas Modalidade Médica, e os que venham a concluir o curso até julho de 1983 poderão realizar análises clínico-laboratoriais, assinando os respectivos laudos, desde que comprovem arealização de disciplinas indispensáveis ao exercício desta atividade".
A revogação deste limite imposto à classe Biomédica viria anos depois. A Lei nº 7.017 de 30 de agosto de 1982 desmembrou as categorias de Biólogos e Biomédicos autorizando a criação dos Conselhos Federais e Regionais respectivos a cada profissão.
Posteriormente, o Decreto nº 88.439 de 28 de junho de 1983 veio regulamentar aprofissão de Biomédico. Este Decreto, no Capítulo das Disposições Transitórias, enunciava os limites impostos ao exercício das análises clínico laboratoriais referido pela Lei nº 6.686, de 11 de setembro de 1979. Assim, na tentativa de solução, foi aprovada a Lei nº 7.135, de 26 de outubro de 1983 onde foi oferecido apenas mais um paliativo na solução deste problema. Esta Lei, apresentava-se daseguinte forma:

"Art. 1º. - Os atuais portadores de diploma de Ciências Biológicas Modalidade Médica, bem como os diplomados que ingressarem nesse curso em vestibular realizado até julho de 1983, poderão realizar análises clínico-laboratoriais, assinando os respectivos laudos, desde que comprovem ter cursado as disciplinas indispensáveis ao exercício dessas atividades".

O que é

A Biomedicina, aarte de ensinar,diagnosticar e valorizar a vida, éuma das mais novas profissões da área da saúde. Ela busca o entendimento de cada transformação do corpo humano, bem como suas consequências. É o estudo que leva ao diagnóstico e possibilita o tratamento das mais diversas patologias, doenças quedesafiam pacientes e profissionais da saúde. É a aplicação do saber em prol da humanidade. É a ciência queconduz estudos e pesquisas voltadas para a melhoria do meio ambiente, possibilitando o absoluto controle de fatores que interferem no ecossistema, descobrindo as causas, prevenção e diagnóstico.

O mercado de trabalho

Embora a maioria dos egressos vá trabalhar em análises clínicas em laboratórios, o mercado tem se expandido com novas atribuições para esse profissional. Entre as novas...
tracking img