Origame

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGAMI : o que é, para que serve?
O Origami, arte milenar japonesa, oferece recursos para auxiliar o desenvolvimento cognitivo motor de todo aquele que dele se utiliza, por ser um fascinante mundo de criação. Seu uso milenar tem contribuído para o desenvolvimento e melhor qualidade de vida para o ser humano. Seu uso e aplicação enquanto técnica pode auxiliar e contribuir para o desenvolvimentoinfantil. O Origami pode colaborar para o desenvolvimento do potencial pleno de cada indivíduo, enfatizando a observação, a persistência, a concentração e atenção, a autoconfiança, o esforço pessoal, a coordenação motora fina e,sobretudo, a criatividade. O Origami começou a ser utilizada nos currículos escolares 1876, (KANEGAE, 1988). É uma pratica que relaxa e aumenta a autonomia do aluno, sendoempregada em diversas atividades, podendo transformar-se em enfeites, auxiliar na sala de aula, nos consultórios, nas decorações em geral. Na confecção desta arte seguem-se passos na hora de executá-la e têm-se uma seqüência para se aprender esta técnica, começando nas dobraduras mais simples, para as mais complexas. Com isso, o indivíduo terá uma maior habilidade manual e poderá assim desenvolvera capacidade de persistência e de paciência para conseguir aprimorar, criar e imaginar novas peças.
O Origami pode colaborar para o desenvolvimento do potencial pleno de cada indivíduo, Vigotski fala sobre isso desta forma: Desenvolvimento Potencial: é o que a criança faz com ajuda de alguém mais experiente. Como exemplo um quebra-cabeça para uma criança de 3 anos que realiza a tarefa apenas coma ajuda de seu irmão mais velho ou de um adulto. Esse nível é bem mais indicativo no desenvolvimento mental do que aquilo que a criança realiza sozinha. (VIGOTSKY, 1984, p.26).
Esta técnica das dobraduras de papel auxilia ao professor de educação artística, pois desperta nas crianças a construção da identidade cultural, com trabalhos sistemáticos a respeito das diversas culturas. O Origami podeser utilizado em sala de aula motivado, tanto pelos alunos como pelo educador para o conhecimento da cultura local e da cultura artística mundial. Sua utilização na cultura local também pode ser vista, através de uma peça que retrate a história do país divulgando, assim, a cultura local de forma criativa e motivadora. (SÁ, 1997).
Friederich Froebel (1782-1852), foi quem, pela primeira vezutilizou desta arte obtendo sucesso junto à sua turma de educação infantil. A partir de então, o uso das dobraduras de papel passou a ser difundindo na Europa onde essa prática já era passada pelas mães que ensinavam seus filhos.

ANO / SÉRIE
O Origami, entre os japoneses, freqüentemente usado nas cerimônias, nas exposições, na sala de aula e em sua casa é transmitido pelos avós, pelos tios, pelospais desde que a criança completa os quatro anos de idade, por ser este o momento em que a criança já consegue coordenar seus movimento e ter uma maior noção espacial dos elementos que o rodeiam, como por exemplo, um animal, uma flor, um meio de transporte, uma forma geométrica, etc., e apesar de ainda não conhecer muitas destas coisas “ao vivo”, já consegue, através do Origami, reproduzir comperfeição situações cotidianas do seu povo.
“As escolas brasileiras têm manifestado a influência das tendências ocorridas ao longo da história do ensino de Arte em outras partes do mundo.” (PCN,1997,p.21). Porém, os professores, muitas vezes, não têm conhecimento sobre esta arte japonesa para que os alunos consigam executá-la com criatividade e entendimento especializado necessários para execução.Piaget é um dos muitos teóricos que explicam o processo de Aprendizagem da criançs. As etapas do desenvolvimento são descritas por Piaget.: A partir da Educação Infantil, ( a partir dos 4 anos), na etapa do Pré-operatório, com sua imaginação fluindo, ela se torna capaz de iniciar o contato com o papel e dobrar algumas peças simples e, através de poucos passos, irá vendo o Origami pronto e assim...
tracking img