Oriente medio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O Oriente Médio é uma região que envolve países do oeste da Ásia e do nordeste da África. Grande parte destes países são banhados pelo Mar Vermelho, Mar Mediterrâneo, Golfo Pérsico, MarNegro e Mar Cáspio. A idéia é mostrar os principais agentes responsáveis pela produção economica, a divisão territorial do trabalho e a formação de uma regição. Discutir a relação entre diferentesagentes segundo uma estrutura de poder vigente e as rugosidades (herança territorial) vindas de outros momentos históricos. Além disso, a atividade pretende utilizar categoria de análise espaçogeográfico e conceitos vinculados: paisagens, configuração territorial e divisão territorial do trabalho.
Desenvolvimento
O Oriente Médio fica na junção da Eurásia e da África e do Mar Mediterrâneo e doOceano Índico. É o local de nascimento e centro espiritual do cristianismo, islamismo, judaísmo, Yazidi, e no Irã do mitraísmo, zoroastrismo, maniqueísmo e da Fé Bahá’í. Ao longo de sua história, o OrienteMédio tem sido um grande centro de negócios do mundo, uma área estratégica, econômica, política, cultural e religiosamente sensível.
O moderno Oriente Médio surgiu após a I Guerra Mundial, quando oImpério Otomano, que foi aliado com as derrotadas Potências Centrais, foi dividido em um número de nações separadas. Outros acontecimentos marcantes nesta transformação incluiu a criação de Israel em1948 e a saída das potências europeias, nomeadamente a Grã-Bretanha e França. Eles foram suplantados em parte pela crescente influência dos Estados Unidos.
No século XX, ações importantes da regiãodo petróleo deu-lhe nova importância estratégica e econômica. A produção em massa do petróleo começou por volta de 1945, com a Arábia Saudita, Irã, Kuwait, Iraque e Emirados Árabes Unidos com grandesquantidades de petróleo. As reservas de petróleo estimadas, especialmente na Arábia Saudita e Irã, são alguns das mais altos do mundo, e o cartel internacional do petróleo da Opep é dominado por...
tracking img