Organizar evento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO/UFSC




COMO ORGANIZAR UM EVENTO



José Arno Scheidt


Departamento de Expressão Gráfica/UFSC


Campus Universitário-Florianópolis-SC-CEP 88040-900

Jascheidt@bol.com.br
Scheidt@cce.ufsc.br







RESUMO


Este artigo tem como objetivo apresentar um modelo organizacional com a finalidade de criar uma empresaespecializada em realizar serviços dos mais variados estilos entre eles: festas infantis, batizados, 15 anos, casamentos, bodas, eventos empresariais, congressos, forças armadas e governo, pensando na questão da eficiência, qualidade, segurança e com bastante emoção.



PALAVRAS CHAVES


Festa, Confraternização, Eventos.



ORIGEM DAS FESTAS


A grande maioria das festas realizadas noBrasil tem uma forte influência dos colonizadores portugueses, imigrantes alemães, italianos, japoneses, etc., podemos citar algumas festas populares de Salvador, com origem religiosa ao longo do tempo, ganhou elementos profanos, fruto da vitalidade sincrética e da riqueza cultural do povo baiano.
As festas juninas os estudos colocam que a dança da quadrilha teve origem na Inglaterra, séculoXIII e XIV e que a guerra dos cem anos entre França e Inglaterra, transferência cultural entre esses países. A França adotou em toda a Europa, sendo assim uma dança presente em todas as festividades da nobreza.
Origem do Forró no Nordeste hoje podemos destacar duas vertentes do forró “Oxente Music” Nordeste, já no Sudeste forro Pé-de-Serra, que teve grandes nomes da música popular Brasileira LuizGonzaga, Jackson do Pandeiro e muitos outros compositores.
Outubro Santa Catarina, primavera sinônimo de alegria das festas, Fenachopp-Joinville, Oktoberfest-Blumenau, Fenarreco-Brusque, Kegelfest-Rio do Sul, Schützenfest-Festa do Tiro e Tirolerfest-Treze Tilias. As origens das festas de Natal, a grande maioria das tradições Natalícias ocidentais têm a sua origem na Grã-Bretanha. Não podemosesquecer o clima tropical e sub-tropical, propiciando a realização de vários eventos, Natal, festas de final de ano, carnaval, etc., nada mais importante que depois do trabalho, o lazer, pensando numa confraternização, entre amigos e colegas de trabalho.


INTRODUÇÃO


A idéia de criar um modelo de organização de um determinado evento, surgiu nas dificuldades encontradas em um grupo deamigos, uma associação ou mesmo em uma família, quem será o responsável pela organização de um determinado evento, o problema está criado, a tarefa é fazer uma festa. A proposta é apresentar em um seminário de Planejamento Estratégico, onde vamos poder diagnosticar problemas, com isto vamos definir a missão do grupo organizador e que serão definidos uma série de ações e seus respectivoscoordenadores, vamos poder levantar dados qualitativos bem como quantitativos, com a finalidade de chegar no objetivo final, verificando demandas e preservando a boa qualidade e levando em consideração uma série de fatores:

01- Inicialmente vamos pesquisar o público alvo, que tipo de evento vamos realizar, podendo ser uma formatura, uma confraternização entre colegas de trabalho,casamento, primeira eucaristia, bodas de ouro, bodas de prata, aniversário, natal, páscoa, etc.;
02- Infra estrutura, este ponto é de uma importância fundamental para que o determinado evento, possa ser realizado com a melhor qualidade, segurança, conforto e com muita emoção. Vamos escolher uma equipe de trabalho que irá atuar nas mais diversas áreas, como garçom, faxineira, segurança, porteiro, osetor de cozinha, pensando em fogão, frezer, geladeira, todo o tipo de material disponível para que não falte nada;
03- Local, também é muito importante, que tenha um bom estacionamento, um bom salão com toda a infra estrutura necessária para que possamos realizar o determinado evento;
04- Divulgação, este ponto será fundamental no sucesso do evento, a coordenação deverá elaborar...
tracking img