Organismos geneticamente modificados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Organismos Geneticamente Modificados

Organismos Geneticamente Modificados

• • • • • • • • •

Introdução …………………………………………………………… 4 OGM, o que são? …………………………………………………... 6 A agricultura e os OGM …………………..................................... 8 O uso de transgénicos na Agricultura …………………………… 10 Os OGM prejudicam a saúde humana…………………………... 16 C.E. -“Transgénicos reduzem impacte nocivo daagricultura” ... 21 Notícias Relevantes ……………………………………………….. 28 Conclusão …………………………………………………………... 29 Bibliografia ………………………………………………………….. 32

Os seres vivos transmitem as suas características à geração seguinte através dos cromossomas, permitindo o processo de transmissão da informação genética. Cada cromossoma é constituído por genes que, consoante a disposição molecular do ADN, comanda aexpressão de determinada proteína, que pode inibir ou activar um determinado comportamento nas células.

Imagem 1

Os organismos transgénicos viram a sua informação genética inicial alterada, através da inserção de um gene específico proveniente de outra espécie no seu património genético. (Cristina Pereira, 2001)
A transferência de genes entre diferentes espécies teve inicio no campo damedicina. Nas duas últimas décadas essa transferência deu-se também ao nível das plantas para consumo humano, originando alimentos geneticamente modificados.

OGM, o que são?
De acordo com uma directiva europeia, entende-se por organismos geneticamente modificados "qualquer organismo, com excepção do ser humano, cujo material genético tenha sido modificado de uma forma que não ocorre naturalmentepor meio de cruzamentos e/ou de recombinação natural". Esta técnica é designada por manipulação ou modificação genética, ou ainda tecnologia genética, tecnologia do ADN recombinante, engenharia genética ou biotecnologia moderna.

Em linguagem corrente, a modificação genética tem, portanto, que ver com a modificação voluntária das características hereditárias de um microrganismo, de uma planta oude um animal, com vista a dotar-se o organismo receptor de uma propriedade bem determinada que este não possuía originalmente.

Imagem 2

• A investigação sobre Organismos Geneticamente Modificados (OGM) na agricultura começou nos anos 80, mas a sua comercialização só teve início nos anos 90, exclusivamente nos EUA.

Imagem 3

•Desde 1996, verificou-se um rápido crescimento destasculturas a nível mundial e, em 2006, a área cultivada com culturas Geneticamente Modificadas (CGM) atingiu os 100 milhões de hectares para 10 milhões de agricultores em 22 países.

Imagem 4

1. Introdução nas plantas de genes de bactérias indutores da produção de substâncias com poderes insecticidas, tornando-as produtoras dessas toxinas. É o caso das plantas Bt, nas quais é introduzido um gene dabactéria Bacillus thuriengiensis
Cristina Pereira,2001

Tendo em conta a capacidade de adaptação dos organismos, prevê-se para um futuro próximo a aquisição de resistência por parte de algumas espécies de Leptidópteros (borboletas) a estas toxinas.

Imagem 5

• 2 Introdução de genes de bactérias que induzem resistência a certos herbicidas, permitindo a pulverização, sem causar a morte.O problema da resistência dos insectos mantêm-se e há o perigo de haver transferência de genes entre a planta e as ervas daninhas, tornando estas últimas resistentes ao herbicida.
Cristina Pereira,2001

Os seus opositores argumentam, no entanto, que os OGM não vão permitir aumentar a produção agrícola. A sua resistência aos herbicidas vai generalizar o uso massivo destes ao longo de todo ociclo de vida da planta, aumentando os impactos negativos no ambiente e nas populações.

Para além disso, os elevados investimentos em tecnologia e factores de produção, vão beneficiar os maiores agricultores, em detrimento dos mais pobres, e torná-los dependentes em relação às grandes empresas do sector, como a Monsanto, a Novartis e a Duponte. Actualmente, os agricultores que optam pela compra...
tracking img