Organelas Celulares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

Todas as membranas plasmáticas celulares são constituídas predominantemente por fosfolipídeos e proteínas em proporções diferentes e uma pequena quantidade de açúcares, na forma de oligossacarídeos. Além disso, na grande maioria das células animais, a membrana plasmática apresenta uma camada rica em glicídios: o glicocálix ou glicocálice, que tem a função de reconhecimento químico da célulapara seu exterior e tem também função protetora, impedindo que alguns tipos de vírus ou bactérias se anexem à célula.
A membrana celular é pela recepção de nutrientes e sinais químicos do meio extracelular. Para o funcionamento normal e regular das células, deve haver a seleção das substâncias que entram e o impedimento da entrada de partículas indesejáveis, ou ainda, a eliminação das que seencontram no citoplasma. Essa é a chamada permeabilidade seletiva, uma das funções mais importantes da membrana.  Outra função são os transportes, que ocorrem através dela, podendo ser dividos em ativo, quando há gasto energético, e passivo, quando não há gasto energético.
Núcleo
O núcleo é o responsável pelo controle de todas as funções celulares. A maior parte das células de nosso corpo possui umúnico núcleo. Contudo, há células que não possuem nenhum (glóbulos vermelhos maduros) e outras que possuem vários, como, por exemplo, as células musculares esqueléticas.  O núcleo pode ser central, paracentral ou excêntrico.
No caso das células eucariontes, o núcleo encontra-se separado pela carioteca, que, além de ter a função de separar o núcleo do citoplasma, comunica-se com o citoplasma atravésdos poros nucleares. Estes poros são os responsáveis pelo controle da troca de substâncias entre o núcleo e o citoplasma. Dento do núcleo, encontram-se corpos em formatos esféricos denominados nucléolos, compostos protéicos, DNA e RNA e os genes nucleares, também conhecidos como código genético.
De forma geral podemos dizer que o núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas queocorrem dentro da célula e armazenar suas informações genéticas.

Ribossomo
Existem ribossomos que estão isolados no citoplasma, outros estão inseridos no retículo endoplasmático rugoso. Os primeiros compendiam proteínas que vão ser utilizadas no citossol, nos segundos as proteínas serão expelidas no próprio retículo, logo após são utilizadas em demais compartimentos da célula ou levadas parao exterior da célula. São responsáveis pela síntese de proteínas através do RNA mensageiro que vem do núcleo. É composto por uma subunidade maior, uma subunidade menor, fator liberação, RNA mensageiro e RNA transportador.
Mitocôndria
As mitocôndrias são as principais organelas celulares. Presentes nas células eucariontes, elas são responsáveis pela produção de energia no interior da célula. Sãobastante numerosas, principalmente em células onde se precisa de muita energia (por exemplo, células nervosas e do coração, que tem atividade contínua). Está presente no citoplasma da célula.
São formadas por duas membranas fosfolipídicas, uma externa semelhante á membrana plasmática, e outra interna, com várias ondulações, conhecidas como invaginações internas. A região limitada pela membranainterna é conhecida como matriz mitocondrial, onde existem proteínas, ribossomos e DNA mitocondrial.

Reticulo Endoplasmático
O retículo endoplasmático é uma organela exclusiva de células eucariontes. Formado a partir da invaginação da membrana plasmática, é constituído por uma rede de túbulos e vesículas achatadas, localizado próximo ao núcleo. Está envolvido na síntese de proteínas e lipídios,na desintoxicação celular e no transporte intracelular. É divido em dois: rugoso e liso.
Retículo Endoplasmático Rugoso
Conhecido também como retículo endoplasmático granuloso, é formado por sistemas de vesículas achatadas com ribossomos aderidos à membrana. Devido aos ribossomos, participa da síntese de proteínas, que serão enviadas para o exterior das células. Esse tipo de retículo é muito...