ORGANELAS CELULARES

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia
Organelas celulares
As organelas celulares
As células apresentam três componentes fundamentais:
Membrana Plasmática: película que delimita o conteúdo celular e controla o transito desubstâncias que entram e saem da célula.
Material Genético: moléculas de DNA, onde estão inscritas as informações genéticas.
Citoplasma: porção presente entre a membrana plasmática e núcleo.
Existemdois tipos celulares básicos:
Células procariontes: são as células das bactérias. Em termos de complexidade, são as mais simples. Não possuem envelope nuclear (ou cariotéca), e normalmente, tambémnão possuem organelas, membranas no citoplasma.
Células eucariontes: células mais complexas, possuidoras de envelope nuclear (cariotéca) e várias outras organelas membranosas.
Envelope nuclear: tambémchamado de cariotéca, consiste de uma membrana dupla contendo poros.
Dentro do envelope nuclear se encontram outros componentes:
.Nucléolo: estrutura contendo diversas macromoléculas, dentre asquais, componentes do ribossomos e outros, que auxiliam na montagem dos ribossomos, em outras palavras, é o cético onde os ribossomos são produzidos.
.Cromatina: moléculas de DNA associadas a diversasproteínas. Forma o cromossomo. Nas células eucarióticas, o citoplasma e a porção localizada entre o envelope nuclear e a membrana plasmática. E constituído de:
Organelas membranas e não membrana
Nosegundo caso, podemos dizer que as organelas não membrana são as estruturas citoplasmáticas como os ribossomos e o citoesqueleto.
.Citosol: solução contendo diversos solutos como moléculas orgânicas,compostos iônicos, etc.
Organelas e estruturas citoplasmáticas
Antes de listar mos as principais organelas e suas funções principais, é bom notar que se imaginarmos as células como fábricas, sabendoque há várias máquinas e setores, como as linhas de produção de diversos produtos, controle de qualidade, reciclagem, eliminação de objetos e assim por diante: na fábrica celular, esses setores...