Organelas Celulares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


A endossimbiose de procariontes aeróbios deu origem as mitocôndrias, organelas com duas membranas, sendo a interna da bactéria precursora, e externa da célula eucarionte (que aindaestava em formação) provavelmente os cloroplastos se originaram de maneiras semelhantes (endossimbiose) porém da bactéria fotossintética (cianobactérias).
As organelas, em geral, mantem o processoATP-ADP centralizado.










































2 CONCEITO DE ORGANELA

O conceito de organela não e bem definido, varia de um autor para outro. Para alguns, organela são estruturasenvolvidas por membranas (mitocôndrias, lisossomos etc), para outros organelas são estruturas presentes nas células, que desempenham funções especificas, ainda que não delimitada por membrana (centrossoma,corpúsculos basais do cílio etc)












































3 ORGANELAS QUE NÃO POSSUEM MEMBRANA

3.1 CENTROSSOMA

Localizado em uma região especifica da célula, próxima aonúcleo. As centrossomas são organizadas por microtúbulos; Que tem como função regular a multiplicação e o movimento das células.

3.2 CORPÚSCULOS BASAIS DOS CÍLIOS

Também chamado de Quinetossomos(centríolos), localizados na base dos cílios ou de um flagelo, não envolvidos por membrana, tem como função participar do processo de divisão celular, pela coordenação e ancoragem dos movimentos doscílios e também pela polimerização dos microtúbulos do axonema.




































4 ORGANELAS QUE POSSUEM MEMBRANA

4.1 MITOCÔNDRIAS

Presente no interior do citoplasma, são organelasesféricas, alongadas, constituídas por duas unidades de membrana. A membrana interna é pregueada dando origem a túbulos ou dobras em forma de prateleiras.
Sua principal função é liberar energia de formagradual das moléculas de ácidos graxos (componente orgânico que contem carbono e hidrogênio e é produzido quando as gorduras são quebradas) e glicose (monossacarídeo, carboidrato, principal fonte...