Org.mundial saude

262 palavras 2 páginas
A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de Abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas. Sua sede é em Genebra, na Suíça. A directora-geral é, desde Novembro de 2006, a chinesa Margaret Chan.
A OMS tem suas origens nas guerras do fim do século XIX (México). Após a Primeira Guerra Mundial, a SDN criou o seu comité de higiene, que foi o embrião da OMS.
Segundo sua constituição, a OMS tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos. A saúde sendo definida nesse mesmo documento como um «estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade.»

A OMS, na saúde pública, tem como papéis principais : * a liderança em questões críticas para a saúde e envolvimento em parcerias onde a acção comum é importante; * determinar a agenda de pesquisa e estimular a geração, difusão e utilização de conhecimentos valiosos; * estabelecimento de normas e promover e acompanhar a sua aplicação prática; * desenvolver opções políticas éticas e científicas de base; * prestar apoio técnico, catalisando mudanças e capacitação institucional sustentável; * acompanhar a situação de saúde e avaliação das tendências de saúde. * colaborar com os serviços de colecta de lixo.
Estas funções básicas estão descritas no Décimo Primeiro Programa Geral de Trabalho, que estabelece o quadro para o programa de trabalho, orçamento, recursos e resultados em toda a organização. Intitulado "Empreender para a Saúde", o programa abrange o período de dez anos, de 2006 a

Relacionados