Monge e o exercutivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Crítica
O Monge e o Executivo: um relato sobre como a liderança é importante
O autor utilizou-se de uma ficção que, além de muito fascinante e envolvente, possibilita aos leitores a terem uma visão humanista de como verdadeiramente deve ser o relacionamento pessoal e grupal nas organizações, sejam elas familiares e empresariais. O livro se inicia relatando a história de John Daily,casado, pai de um casal de filhos, executivo de uma empresa renomada, John passa por enormes dificuldades, tanto em sua vida familiar como em suas atividades profissionais. Por causa de sua esposa, acabou aceitando passar alguns dias em um mosteiro cristão para tentar refletir sobre a sua vida, procurando achar respostas aos seus questionamentos e colocar ordem na vida. Percebemos que o autor seutilizou propositalmente de um ambiente muito interessante – ambiente que é fundamental para tornar mais eficiente as pessoas e aumentar a produtividade, posteriormente tendo um capitulo para explicar a influencia do ambiente - para passar-nos lições de liderança. Um lugar que se chamava de mosteiro onde os ocupantes se chamavam de frades possuíam o mesmo status, sem a existência de diferencia entreeles. Todos sobre a liderança de um reitor, o líder que eles escolhem, o qual é responsável por dar a palavra final em todos os assuntos. Fazendo daquele grupo um local onde os hábitos e os seus relacionamentos sejam respeitosos e saudáveis, assim podemos falar que existe hierarquia e disciplina, os dois pilares na nossa organização militar. No mosteiro os personagens passaram uma semana convivendoo cotidiano, minuto a minuto entre diálogos que lhes levam a buscar a essência da liderança e da vida, essa busca será muito produtiva pois como afirma o personagem irmão Simeão: “juntos somos muito mais sábios do que cada um sozinho, e juntos faremos progressos nesta semana”, existia a constante preocupação em cumprir as ordens e regras que ali eram impostas, tais como horários e o dever que osfrades têm em fazerem as refeições juntos. Todos trabalhavam e viviam alegres, já que alegria para o autor é a satisfação interior e a convicção de saber que você está verdadeiramente em sintonia com os princípios profundos e permanentes da vida e pelo trabalho em equipe.
Como é se fala no livro a liderança começa com uma escolha, isso requer que tenhamos responsabilidades em assumir as açõesde acordo com nossas intenções; assumir nossos atos, assumir a responsabilidade adequada por nossos atos. Igualmente todas as seis personagens que participam desse retiro espiritual tomaram uma escolha em ir ao retiro e deram um passo em busca da excelência em liderança, pessoas essas que eram líderes em suas áreas de atuação. Greg – Sargento do Exército, Lee – Pregador, Teresa – Diretora de umaescola, Chris – treinadora de um time de basquete da Universidade Estadual de Michigan, Kim – Enfermeira e John na empresa, em casa e no time de beisebol.
NO PRIMEIRO CAPÍTULO - AS DEFINIÇÕES
O autor descreve o verdadeiro significado de liderança, deixando claro que a liderança não pode ser confundida com poder, da forma que o poder para ele é: “é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer suavontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer”, sendo a liderança para ele: “é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter”.
Dando ênfase que o líder se utilizava da autoridade para que as pessoas, independente de estarem ou não sobre suasubordinação, fizessem o melhor de si no que estão realizando. Quando o poder é utilizado para obter privilegio em determinada situação, pode até obter resultados que com o passar do tempo ele pode se torna muito danoso, o que acaba prejudicando os relacionamentos. Assim, o líder não deve apenas se preocupar com os relacionamentos, mas preocupar-se também com a execução das tarefas. Logo, que a...
tracking img