Ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Introdução


1. Filtração

A filtração é uma operação unitária que consiste na separação de uma fase solida de uma fase fluida, liquida ou gasosa, passando esta ultima através de ummeio permeável e poroso. Ao meio poroso e permeável dá-se o nome de filtro, que retém o resíduo solido. O fluido que passa é denominado filtrado. No laboratório um dos meios de filtração maisutilizados é o papel de filtro, utilizado para filtrações correntes.
A filtração pode ser realizada por duas técnicas: filtração por gravidade e filtração por sucção ou a pressão reduzida. Na filtraçãopor gravidade o funil contendo o meio poroso selecionado é colocado num plano superior ao do recipiente de recolha do filtrado. A filtração por sucção ou pressão reduzida é utilizada quando se pretendeuma filtração rápida e existem grandes quantidades de solido é conseguida com o auxilio de uma trompa de vazio ou uma bomba de vácuo.

2. Decantação

A decantação é um processo deseparação entre uma fase solida e uma liquida ou duas fases liquidas. Esta separação realiza-se devido a diferença de tamanho ou peso das partículas pelo efeito de uma corrente lenta de agua ou de ar. Paraseparar uma fase liquida de uma solida, deixa-se a mistura em repouso para que o solido se deposite no recipiente, o liquido é então transferido lentamente para outro recipiente evitando com que o solidovenha arrastado. Para se separar duas fases liquidas, a mistura é colocada numa ampola ou um funil de decantação, retirando-se a fase mais densa pela parte inferior da ampola ou funil.

3.Objetivos

1. Filtração
Na filtração simples objetivamos separar aspirina degradada em 100 ml de agua, pretendemos observar a parte liquida (filtrado) sem cristais residuais da aspirina.

2.Decantação
Na decantação objetivamos separar dois líquidos, agua de acetato de etila (50 ml de cada), tendo em vista que a agua é mais densa que o acetato espera-se que a agua se encontre...
tracking img