Oralismo, bilinguismo e comunicação total

Comente sobre as fases da educação de surdos (oralismo, bilinguimo e comunicação total).


Resposta:

No oralismo era exigido do surdo que eles se superassem e quefalassem, sem utilizar qualquer tipo de sinais. E pela historia observou-se que esse período não trouxe muitos benefícios, visto que apenas parte dos surdos atingiam um nível decompreensão da fala, a grande parte não conseguia se comunicar de forma satisfatória.

No bilingüismo o surdo utilizava da fala e também da língua de sinais, o que ajudou osurdo, já trouxe uma maior população surda com desenvolvimento cognitivo-linguistico. No bilingüismo o surdo relaciona-se melhor com a comunidade surda e ouvinte, já que ele podeutilizar da sua língua materna (sinais) e assim compreender a língua majoritária (falada).

A comunicação total abrange e aceita qualquer tipo de comunicação, falada, gestual,sinais, leitura orofacial aos surdos, dessa forma o surdo pode se expressar em sua modalidade preferida. Porem a o oralismo ainda estava muito presente na fase da comunicaçãototal e surgiram muitas formas de implementar a comunicação total do surdo, mas que também não trouxe resultados siginificativos.

Observa-se ainda hoje que lidar com o surdoé um problema, não somente em relação a educação, mas em todos os níveis sociais. A população não sabe lidar com o surdo, os órgãos públicos não estão preparados nem paraatender os surdos, conseqüentemente, a educação também não teve grandes evoluções.

Hoje com as Leis, esperasse que esse quadro mude e que a educação de surdos tenha espaço fixonas discussões educacionais.

Entretanto, creio que a fase que trouxe melhores avanços foi o bilingüismo, ter o acesso a língua materna já trouxe grandes contribuições.
tracking img