Opioides

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OPIODES

• MORFINA

Características Físico-Quimica:

Fórmula molecular: C17H19NO3 (PM=285,34 g/mol)
Aspecto: sólido branco, cristalino
Odor e sabor: sem odor, sabor amargo
Ponto de fusão: 190ºC
Ponto de ebulição: 255ºC
Densidade: 1.31 (4º-20ºC)
Solubilidade: 1g de morfina é solúvel em 5000 mL de água (à temperatura ambiente), 1100 mL de água (100ºC), 210 mL de etanol (àtemperatura ambiente), 98 mL de etanol (78ºC), 120 mL de clorofórmio, 6250 mL de éter, 114 mL de álcool amílico, 10 mL de metanol (65ºC) e em 525 mL de acetato de etilo .
Decomposição: escurece com exposição à luz, perde água a 130ºC.

Sintomas de intoxicação: Os efeitos tóxicos resultam de uma super dosagem de morfina, caracterizada por depressão respiratória, (uma diminuição da freqüência respiratória,respiração de Cheyne-Stokes, cianose), contração das pupilas, extrema sonolência que pode progredir para coma, flacidez dos músculos esqueléticos (quando a língua perde rigidez pode bloquear as vias respiratórias), pele úmida e pegajosa, retenção urinária, náuseas, vômitos, hipotermia, edema pulmonar e, algumas vezes, bradicardia e hipotensão.

Dose Concentração no sangue (μg/dL)
Terapêutica /normal 1-7
Tóxica 10-100
Letal > 400

Síndrome de Abstinência: quando interrompido o uso de morfina observa-se irritabilidade, calafrios corporais, convulsão, câimbras, cólicas, diarréia, lacrimejamento e vômitos. Tais sintoma só diminuem após alguns dias. O sofrimento da pessoa é muito grande.

Tratamento em caso de intoxicação: Na super dosagem aguda por um opiáceo, por via oral, oestômago deve ser esvaziado, administrando-se carvão ativado. Pode ainda ser administrado um laxativo para ajudar o peristaltismo.
Em caso de intoxicação deve dar-se atenção imediata ao restabelecimento da troca respiratória adequada, através de instituição de ventilação assistida ou controlada.
O antagonista dos narcóticos, naloxona, é o antídoto específico contra a depressão respiratória severa e ocoma provocados por doses excessivas de analgésicos opióides. São administradas doses de 0.4 a 2.0 mg em injeção IV, repetidas em intervalos de 2 a 3 minutos, se necessário, até 10 mg. Esta pode ainda ser administrada em injeção subcutânea ou IM ou até mesmo por fusão intravenosa. No entanto, é necessário algum cuidado na administração da naloxona visto que provoca imediatamente síndrome deabstinência, em certos doentes.





• COCAÍNA

Propriedades Fisico-Quimicas
Fórmula química
C17H21NO4
Massa molar
303.33 g mol-1
Ponto de fusão
98 °C [5]


Sintomas de Intoxicação: A cocaína causa danos cerebrais microscópicos significativos com cada dose. Com o início do consumo regular os danos tornam-se irreversíveis, os seus efeitos imediatos duram de 30 a 40 minutos. Entre osefeitos descritos da droga no sistema nervoso central estão:
efeitos psicológicos: euforia, sensação de poder, ausência de medo, ansiedade, agressividade, excitação física, mental e sexual, anorexia (perda do apetite), insônias, delírios.
efeitos no organismos: taquicardia, aumento na frequência dos batimentos cardíacos (sensação do coração bater mais rápido e mais forte contra o peito),hipertensão arterial, vasoconstrição, urgência de urinação, tremores, midríase (dilatação da pupila), hiperglicemia, suor e salivação intensa e com textura grossa,, destruiçao do septo nasal, e hemorragia nasal e da genviva.

Sindrome da Abstinencia: apatia, depressão, desorientação, delírio, ansiedade, insônia, ou sono prolongado.

Tratamento: dose de cocaína ou outro estimulante é gradualmentediminuida. Se ocorrerem distúrbios psiquiátricos, devem ser tratados com antipsicóticos e antidepressivos. É possível que os agonistas do receptor da dopamina amantadina, sejam úteis no futuro, para minimizar as síndromes de privação.

• HEROÍNA

Informação química
Fórmula molecular
C21H23NO5

Massa molar
369.41





Sintomas de intoxicação: miose (diminuição do tamanho da pupila),...
tracking img