Opióides e benzodiazepínicos

[pic]Opióides
e Benzodiazepínicos











Nome: Laura Acosta
Turma: TE 17



Benzodiazepínicos




Os benzodiazepínicos são tranqüilizantes, medicamentos úteis no tratamentoda ansiedade, insônia, agitação, apreensões, espasmos musculares, abstinência do álcool e como pré medicação nos procedimentos médicos e odontológicos.
Temos como exemplo:
. Diazepam (Valium)
.Cloxazolam (Olcadil)
. Alprazolam (Frontal)


Efeitos Colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns dos benzodiazepínicos estão relacionados à sua ação sedativa e relaxante muscular, variando deindivíduo para indivíduo. A sedação produz a depressão, sonolência, tonturas, diminuição da atenção e concentração.
A falta de coordenação muscular pode resultar em quedas e lesões, especialmente entreos idosos, além da dificuldade para andar. A diminuição da libido e dificuldade em ter ereção é um efeito comum. A hipotensão e a respiração reprimida, podem ser encontrada após o uso intravenoso.Náuseas e alterações de apetite, visão borrada, euforia são efeitos menos comuns.
Porém o uso e abuso desses medicamentos podem causar dependência.
[pic]

Opióides
Os opióides formam um grupo desubstâncias naturais ou sintéticas derivadas do ópio que é obtido da papoula ou Papaver somniferum. O ópio contém mais de 20 alcalóides (substâncias ativas). Alguns dos alcalóides encontrados na planta,como a morfina e a codeína são medicamentos muito utilizados no nosso meio. São medicamentos usados como analgésicos fortes que atuam no SNC.
Temos como exemplos:
.Morfina
.Codeína
.Metadona
Oopióide mais comumente abusado é a codeína ou agentes como remédios para dor, diarréia ou contra a tosse.
Os opióides são depressores do Sistema Nervoso Central. Causam sono, diminuição dos batimentoscardíacos e da pressão arterial, deprimem os centros respiratórios podendo levar até a parada cardíaca. Além disso, ocasionam efeitos sobre o comportamento, às vezes euforizantes e são usados...