Ongenia e filogenia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ontogenia
Ao encontrar um óvulo na trompa de Falópio, um espermatozoide que, como hoje se supõe, tenha sido o "escolhido" pelo referido óvulo, através da liberação de enzimas, digere pequena parte da camada externa do gameta feminino e, em seguida, inocula a cabeça, deixando a cauda de fora, assim processando-se a fecundação.
Após a penetração, alterações químicas enrijecem a superfície doóvulo, impedindo o acesso de outros gametas masculinos. O material genético do espermatozóide combina-se com o do óvulo, formando o zigoto, nova célula com a quantidade total de 46 cromossomos.
À medida que se movimenta em direção ao útero, o zigoto divide-se várias vezes, até formar o blastocisto, esfera oca, com pequena massa de aproximadamente uma centena de células aderentes a um ponto dasuperfície interna. O blastocisto chega ao útero cerca de dois a três dias após a fecundação, flutua livre na cavidade uterina e vai aumentando de tamanho.
Por volta do sétimo dia, ele se implanta na mucosa uterina e sua massa celular transforma-se no disco embrionário, do qual se originará um novo ser.
No prazo de uma semana, algumas células do disco embrionário, até então homogêneo, começam a sediferenciar, originando duas camadas distintas, o ectoderma e o endoderma. Desta última se formarão os tratos digestivo e respiratório e órgãos anexos, enquanto da primeira derivarão o sistema nervoso, a pele e os fâneros.
Posteriormente, uma terceira camada, o mesoderma, se formará entre as duas já citadas. Embora esta última não se transforme em tecido neural, ela contribui para a gênese do sistemanervoso, orientando o desenvolvimento do ectoderma. Seria o mesoderma que determinaria que partes do ectoderma dariam origem àquele sistema.
Logo após sua diferenciação, o ectoderma espessa-se e, gradualmente, ao longo de sua linha média, desenvolve-se a placa neural primitiva. À medida que esta vai crescendo, formam-se sulcos paralelos cujas bordas curvam-se em direção uma da outra e, por fim,fundem-se, constituindo o tubo neural. A coalescência dos bordos da placa principia na região cervical, estendendo-se posteriormente nos sentidos cranial e caudal.
O rápido crescimento da porção cranial leva à formação de uma série de curvaturas, daí se originando as três vesículas cerebrais primitivas: rombencéfalo, mesencéfalo e prosencéfalo. O restante do tubo neural transforma-se na medulaessas células que compõem o tubo neural logo se diferenciam em neuroblastos e glioblastos. Por ocasião do desdobramento e fusão do tubo neural, um grupo de neuroblastos permanece do lado de fora, originando a crista neural, a qual dá origem ao sistema nervoso vegetativo periférico. Quatro semanas após a fecundação o prosencéfalo está aumentando de tamanho e se encurvando. Uma semana mais tardecomeçam a formar-se, a partir dele, os olhos e a retina, e, do futuro tronco cerebral (rombencéfalo), brotam os nervos cranianos.
Na sétima semana, o prosencéfalo começa a dividir-se em telencéfalo, que originará os hemisférios cerebrais e diencéfalo, que formará o hipotálamo e o tálamo. A décima primeira semana o telencéfalo já envolveu o diencéfalo e, ao redor do tronco cerebral, evidencia-se ocerebelo. Daí em diante, telencéfalo e cerebelo serão as áreas de maior crescimento, surgindo, no primeiro, sulcos e pregueamentos, para permitir melhor acomodação do seu volume dentro da caixa craniana. Quando a criança nasce, somente estão ativadas, além das estruturas do tronco cerebral, responsáveis pelas funções vitais.
Na verdade, o telencéfálo e certas estruturas límbicas só terminarão seudesenvolvimento após o segundo ano de vida. Os pontos de vista histológicos ocorrem duas fases, nas quais as células cerebrais multiplicam-se muito rapidamente. A primeira ocorre entre a décima-quinta e a vigésima semanas, correspondendo à proliferação dos neurônios. A segunda se inicia na vigésima-quinta semana da gestação e continua até um ano após o nascimento.
Nesta última fase desenvolvem-se...
tracking img