Oncologia e autoestima

Páginas: 13 (3158 palavras) Publicado: 5 de maio de 2011
TRABALHO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

CLEONICE SANTANA DA SILVA
MÓDULO VI

Paulo Afonso - Ba
Outubro/ 2010

CLEONICE SANTANA DA SILVA

TRABALHO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL



Paulo Afonso -Ba
Outubro/ 2010

SUMÁRIO

1. PROJETO DE INTERVENÇÃO...................................................................04

2. RELATÓRIO DE CAMPO DE ESTÁGIO CURRICULAR II.........................12

3. RELATÓRIO DE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR II...............16

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................21

PROJETO DEINTERVENÇÃO

1. APRESENTAÇÃO

O referido projeto apresenta-se como uma proposta de melhoria da qualidade de vida, bem como o resgate da auto-estima dos pacientes de oncologia e nefrologia, que realizam tratamento na capital do estado da Bahia, Salvador, inseridos no Programa TFD, executado pela Secretaria Municipal de Saúde, onde é realizado triagem, controle e supervisão dos pacientes, através docontato direto com a assistente social e a equipe do TFD. O projeto busca intensificar e fazer ver que a família do paciente é responsável no trato com os mesmos, pois na maioria dos casos o paciente depende da família para realizar ou permanecer no tratamento.
Auto-estima se faz necessário para que o paciente tenha perseverança no tratamento e se auto-ajude, buscando e ao mesmo tempotestemunhando a sua vitória na luta contra o câncer. O tratamento do câncer, em muitos casos, é intenso e agressivo trazendo sensações de fadiga, náusea, perda do apetite, dor e depressão. O paciente sente-se fraco, com baixa auto-estima diante da sua situação. Durante o tratamento do câncer, o comportamento do paciente influência de forma significativa nos seus resultados. A situação psicológica negativacolabora com o aumento da sensação de dor e maior desconforto físico. Estudos indicam que quanto maior a auto-estima do paciente, maior será sua segurança e tranqüilidade, tornando o tratamento mais eficaz. Quando um paciente se depara com o diagnostico de câncer, ele se sente impotente, constrangido e acaba se isolando da sociedade, ou seja, esperando a morte chegar, assim está favorecendo quadrosdepressivos. Ao trazer de volta a auto-estima, a qualidade de vida melhora e o tratamento, por conseqüência, progride, se completa.
O projeto busca melhorar a qualidade de vida dos pacientes de oncologia e nefrologia, resgatando sua auto-estima, conhecendo seus anseios e suas necessidades, através de encontros semanais com conversa informal, visitas domiciliares, testemunhos de pacientes,palestras, passeios, comemoração de datas importantes do nosso calendário, como dia das mães, etc., dinâmica e recreação, promovendo a integração e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários para amenizar o sofrimento dos mesmos.

2. JUSTIFICATIVA

Diante do aumento significativo na área de oncologia e nefrologia, salientando que o nosso município infelizmente não dispõe de estrutura,equipamentos e profissionais habilitados para atender e acompanhar a demanda à referida patologia, se faz necessário o encaminhamento para o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), instituído pela Portaria SAS/GM nº 55, de 24 de Setembro de 1999, da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), que consiste através do SUS (Sistema Único de Saúde), em garantir o encaminhamento do paciente parao tratamento médico a ser prestado em outra localidade, ou seja, em outro município ou Estado da Federação, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo e haja uma distância do município de referência de 50 Km para o local do tratamento.
Então o TFD consiste em uma ajuda de custo ao paciente e, em alguns casos ao acompanhante (se o médico da unidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • autoestima
  • Autoestima
  • oncologia
  • Autoestima
  • autoestima
  • Autoestima
  • Autoestima
  • Oncologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!