O sofrimento psiquico de pacientes oncologicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
1.1 Tema e problema 3
1.2 Hipótese 4
2. JUSTIFICATIVA 4
3. OBJETIVOS 5
3.1 Objetivo geral 5
3.2 Objetivos específicos 5
4. REFERENCIAL TEÓRICO 5
5. METODOLOGIA 9
6- REFERÊNCIAS 9



1. INTRODUÇÃO

O Câncer configura-se como um grande problema de saúde pública tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. Asestatísticas mundiais mostram que no ano 2000, ocorreram 5,3 milhões de casos novos de câncer em homens e 4,7 milhões em mulheres, e que 6,2 milhões de pessoas morreram por essa causa (3,5 milhões de homens e 2,7 milhões de mulheres), correspondendo a 12% do total de mortes por todas as causas (cerca de 56 milhões) .
É uma patologia que há séculos se propaga na sociedade. Apesar dos grandes avanços notratamento oncológico, nem sempre é possível obter a cura. O diagnóstico de uma doença grave é sempre um fator que quebra o equilíbrio homeostático e provoca desequilíbrio psicológico do individuo. O Câncer por suas características e pelo estigma imbuído na nossa sociedade é uma das doenças que mais provoca um sofrimento psicológico concomitante com o sofrimento físico e orgânico originado peladoença.
O diagnóstico de câncer, mesmo em estágios iniciais, é ameaçador. Em maior ou menor intensidade, porém, neste estágio, os pacientes querem falar sobre a doença, sobre o diagnóstico e qual será o tipo de tratamento (Petrilli, Pascalicchio, Dias & Petrilli 2000). Quando o câncer já se encontra em um estágio mais avançado, o paciente tende a se isolar, desenvolvendo pensamentos ligados amorte e teme por ela; sua autoestima desaparece no meio de tanta dor, a confiança que é depositada no médico, se transforma em desesperança e o silêncio toma conta do ambiente que o paciente se encontra (Wanderley, 1996).
O modo como cada pessoa se relaciona com o câncer é único e depende de inúmeros fatores, como o grau de percepção da doença, o suporte familiar e social, os recursos deenfrentamento e os traços de personalidade.

2.1 Tema e problema

O projeto aborda como tema O sofrimento psíquico de pacientes oncológicos, apresentando como problema o questionamento sobre as causas para esse sofrimento.

2.2 Hipótese

Delimita-se no projeto a hipótese de que todo o sofrimento psíquico é proveniente das alterações decorrentes da doença na qual há dificuldade dopaciente de se interagir com o meio, nas relações sociais, no âmbito familiar, no trabalho, na vida afetiva e sexual, consequentemente causando perda da autoestima, desmotivação sexual e pessimismo devido às alterações físicas e emocionais que ocorrem durante o tratamento.

2. JUSTIFICATIVA
O que despertou o interesse neste tema foi o número significativo de casos diagnosticados de cânceratualmente. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), nas últimas décadas, o câncer ganhou uma dimensão maior, convertendo-se em um evidente problema de saúde pública mundial. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que, no ano 2030, podem-se esperar 27 milhões de casos incidentes de câncer, 17 milhões de mortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com câncer. O maiorefeito desse aumento vai incidir em países de baixa e média rendas.
Um dos aspectos que justifica esta pesquisa é o fato de ser um tema muito relevante para toda sociedade. O câncer é uma patologia que há séculos vem se propagando, seu diagnóstico e as terapêuticas usadas transformam o paciente; torna-se necessário considerar ainda que o portador do câncer sofre com a doença e ainda enfrenta ospreconceitos das pessoas desinformadas o que causa um impacto na vida destes e de seus familiares; o sofrimento é expresso em sua face e gestos, necessitando de uma ajuda contínua em sua vida diária. A importância desse estudo é identificar as principais causas desse sofrimento vivenciadas por estes pacientes. Evidenciando os impactos psicológicos que a doença acarreta na vida dos mesmos....
tracking img