Sindrome de burnout e estresse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo realizar uma abordagem de conhecimentos da Síndrome de Burnout e o estresse que na maioria das vezes causada pelo o trabalho, vai abordar também falar o que é cada um deles, suas causas, seus sintomas, as profissões que mais ocorrem essas doenças, etc.
Tem também como objetivo nos dar um pouco de conhecimento tanto ao grupo que fez o trabalho quantoaos colegas de sala.


Síndrome de Burnout








O que Síndrome de Burnout?

Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso.
Definição por Herbert J. Freudenberger “ um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional”

Descrição

A síndrome de Burnout (doinglês to burn out, queimar por completo), também chamada de síndrome do esgotamento profissional, foi assim denominada pelo psicanalista nova-iorquino, Freudenberger, após constatá-la em si mesmo, no início dos anos 1970.
A dedicação exagerada à atividade profissional é uma característica marcante de Burnout, mas não a única. O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho éoutra fase importante da síndrome: o portador de Burnout mede a autoestima pela capacidade de realização e sucesso profissional. O que tem início com satisfação e prazer, termina quando esse desempenho não é reconhecido. Nesse estágio, necessidade de se afirmar, o desejo de realização profissional se transforma em obstinação e compulsão.





Estágios

São doze os estágios de Burnout:
•Necessidade de se afirmar
• Dedicação intensificada - com predominância da necessidade de fazer tudo sozinho;
• Descaso com as necessidades pessoais - comer, dormir, sair com os amigos começam a perder o sentido;
• Recalque de conflitos - o portador percebe que algo não vai bem, mas não enfrenta o problema. É quando ocorrem as manifestações físicas;
• Reinterpretação dos valores - isolamento,fuga dos conflitos. O que antes tinha valor sofre desvalorização: lazer, casa, amigos, e a única medida da autoestima é o trabalho;
• Negação de problemas - nessa fase os outros são completamente desvalorizados e tidos como incapazes. Os contatos sociais são repelidos, cinismo e agressão são os sinais mais evidentes;
• Recolhimento;
• Mudanças evidentes de comportamento;
• Despersonalização;
•Vazio interior;
• Depressão - marcas de indiferença, desesperança, exaustão. A vida perde o sentido;
• E, finalmente, a síndrome do esgotamento profissional propriamente dita, que corresponde ao colapso físico e mental. Esse estágio é considerado de emergência e a ajuda médica e psicológica uma urgência.



Sintomas

Os sintomas são variados: fortes dores de cabeça, tonturas, tremores,muita falta de ar, oscilações de humor, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, problemas digestivos, dores estomacais crônicas, sinais depressivos; transtorno de ansiedade de forma explícita", e já foram descritos mais de 130 sintomas do esgotamento profissional.








As profissões que mais sofrem com a Síndrome de Burnout

Esta síndrome foi observada, originalmente, emprofissões predominantemente relacionadas a um contacto interpessoal mais exigente, tais como médicos, psicólogos, carcereiros, assistentes sociais, comerciários, professores, atendentes públicos, enfermeiros, funcionários de departamento de pessoal, telemarketing e bombeiros. Hoje, entretanto, as observações já se estendem a todos profissionais que interagem de forma ativa com pessoas, que cuidam ousolucionam problemas de outras pessoas, que obedecem a técnicas e métodos mais exigentes, fazendo parte de organizações de trabalho submetidas à avaliações.
As duas profissões que mais sofrem esta síndrome são:

Enfermeiros

Os enfermeiros, pelas características do seu trabalho, estão também predispostos a desenvolver burnout. Esses profissionais trabalham diretamente e intensamente com...
tracking img