Ombro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE SERGIPE

BÁRBARA TAWANNE






OMBRO









ARACAJU
2011

BÁRBARA TAWANNE





OMBRO

Trabalho apresentado a disciplina
Cinesiologia, como parte da segunda
avaliação. Professor Luciano Junior







ARACAJU
2011
Articulação do ombro

A articulação do ombro é a maior e mais complexa do corpo humano, possui características como cavidadeglenóide rasa e pouca coaptação com a cabeça do úmero que a torna possível alcançar amplitudes que nenhuma outra articulação é capaz de alcançar, uma amplitude de movimento de 180º na flexão e abdução e essa grande amplitude gera uma alta instabilidade na articulação do ombro tornando propenso a subluxação e luxação, a estabilidade é garantida pelo manguito rotador e ligamentos glenoumerais ecoracoumerais, com a liberdade de movimento sendo auxiliada pelos músculos do cíngulo do membro superior. O ombro é uma articulação tipo esferóide, possuindo movimentos em três planos: sagital, frontal e transverso. Fazem parte dessa articulação os ossos: úmero, escápula e clavícula, quatro articulações a esternoclavicular, acromioclavicular e glenoumeral e a escapulotorácica, os ligamentos que dãoestabilidade aos músculos envolvidos com o complexo do ombro.


Articulação Esternoclavicular

A articulação esternoclavicular é a que conecta o membro superior ao esqueleto axial, especificamente a extremidade esternal com o manúbrio do esterno. É uma articulação tipo selar com três graus de liberdade, existe um disco entre as duas superfícies ósseas e a cápsula é mais espessa anteriormenteque posteriormente. O disco separa o esterno da clavícula e aumenta a estabilidade, os ligamentos dessa articulação são: o esternoclavicular anterior e esternoclavicular posterior que suportam a articulação anteriormente, o costoclavicular e o interclavicular, que limitam a elevação e o abaixamento excessivo respectivamente. Essa articulação possui os movimentos de elevação, depressão, protração,retração e rotação. Esta articulação localiza-se no sentido medial da clavícula com a parte convexa na direção superior para inferior e côncava na direção anterior para posterior. Os movimentos da clavícula são em decorrência dos movimentos escapulares de: elevação, depressão, pronação e retração, respectivamente. A rotação da clavícula ocorre quando o úmero é elevado e a escápula roda para cima,isoladamente não se obtém esse movimento voluntariamente.

Articulação Acromioclavicular

A articulação acromioclavicular é uma articulação artrodial, envolvendo a extremidade acromial da clavícula e o acrômio, esta articulação possui três liberdades de movimento, e é nessa articulação que concentra a maioria dos movimentos da escápula. A estabilidade é conferida pelos ligamentosacromioclavicular, coracoclavicular com a sua divisão em: trapezóide e conóide. A articulação acromioclavicular realiza um movimento de rotação, desencadeada pela tensão do ligamento coracoclavicular à medida que a escápula roda lateralmente na abdução do braço, realiza uma rotação para cima e para baixo de aproximadamente 60º, realiza também os movimentos de protração e retração com aproximadamente 30 a 50º emovimentos para cima e para baixo ou elevação e depressão de aproximadamente 30º (HAMILL & KNUTZEN, 2008).
Articulação Glenoumeral

A articulação glenoumeral é formada pela cabeça do úmero e a cavidade glenóide, é uma articulação sinovial tipo esferóide, possui quatro liberdade de movimento e pouca estabilidade óssea, sua estabilização é dependente de ações musculares. A diferença entre otamanho da cabeça do úmero e da cavidade glenóide torna o contato das superfícies articulares assimétrico, somente uma parte da cabeça do úmero encontra em contato com a cavidade glenóide. A cápsula está presente na margem da cavidade glenóide e colo anatômico do úmero, é constituída externamente por membrana fibrosa e internamente por membrana sinovial. Com o braço em posição neutra ao lado do corpo,...
tracking img