Oligopsonio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO A ECONOMIA
PROF. FLAVIO DANTAS
DATA: 23/04/2012


1. O que é uma função de produção? Em que uma função de produção a longo prazo difere de uma função de produção a curto prazo?
A função de produção representa a forma pela qual os insumos são transformados em produtos por uma empresa. Em geral, considera-se o caso de uma empresa que produz apenas um tipo de produto eagregam-se todos os insumos ou fatores de produção em algumas categorias, tais como: trabalho, capital, e matérias-primas. No curto prazo, um ou mais fatores de produção são fixos. Com o passar do tempo, a empresa torna-se capaz de alterar os níveis de todos os insumos. No longo prazo, todos os insumos são variáveis.
2. Por que o produto marginal do trabalho tende a apresentar uma elevação seguida deuma diminuição a curto prazo?
À medida que unidades adicionais de trabalho são adicionadas a uma quantidade fixa de capital, o produto marginal do trabalho aumenta, atinge um máximo e, em seguida, diminui. O aumento inicial do produto marginal do trabalho se deve ao fato de que os primeiros trabalhadores contratados pela empresa podem se especializar nas tarefas em que são mais produtivos.Inevitavelmente, dada uma quantidade fixa de capital, a contratação de trabalhadores além de certo nível torna o ambiente de trabalho excessivamente congestionado e causa a redução da produtividade dos trabalhadores adicionais.
3. Para um único insumo, rendimentos decrescentes de escala e rendimentos constantes de escala não são inconsistentes. Discuta.
Em qualquer processo produtivo, é possívelobservar, para algum nível de insumo, a ocorrência de rendimentos decrescentes para um único fator de produção. Este fenômeno é tão difuso que os economistas lhe deram o nome de "lei da produtividade marginal decrescente". Por definição, o produto marginal de um insumo é a produção adicional obtida através do emprego de uma unidade adicional do insumo, supondo constantes as quantidades dos demaisinsumos. A produção adicional, ou rendimento, de um único insumo diminui justamente pelo fato de todos os demais insumos serem fixos. Por exemplo, mantendo-se constante o nível de capital, cada unidade adicional de trabalho dispõe de menos capital com o qual trabalhar.
Os rendimentos de escala, por sua vez, são aumentos proporcionais em todos os insumos. Ainda que cada fator isoladamenteapresente rendimentos decrescentes, a produção pode aumentar em proporção igual, maior ou menor que o aumento nos insumos. A diferença entre os dois conceitos refere-se ao fato de que, no caso dos rendimentos de escala, aumentam-se as quantidades de todos os insumos na mesma proporção, não sendo mantido fixo nenhum insumo.
4. Você é um empregador interessado em preencher uma posição vaga em uma linhade montagem. Você estaria mais preocupado com o produto médio ou com o produto marginal do trabalho em relação à última pessoa contratada? Caso observe que seu produto médio está começando a diminuir, você deveria contratar mais funcionários? O que tal situação significaria em termos de produto marginal do último funcionário contratado?
Ao preencher uma posição vaga, você deveria estarpreocupado com o produto marginal do último funcionário contratado, que mede o efeito dessa contratação sobre a produção total e, portanto, permite calcular e comparar a receita gerada pela contratação e com o seu custo.
O ponto a partir do qual o produto médio começa a diminuir é o ponto onde o produto médio é igual ao produto marginal. Apesar do aumento do número de trabalhadores causar a redução doproduto médio, o produto total continua a aumentar, de modo que a contratação de um empregado adicional pode ser vantajosa.
Quando o produto médio está diminuindo, o produto marginal do último funcionário contratado é menor que o produto médio dos trabalhadores contratados anteriormente.
5. Defrontando-se com condições que mudam constantemente, por que uma empresa teria algum interesse em...
tracking img