Olhar e retirar os excessos a execução das instalações elétricas, como de resto a realização de qualquer instalação ou montagem, depende muito do ferramental empregado e de como o mesmo é utilizado. instrumentos e

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Olhar e retirar os excessos

A execução das instalações elétricas, como de resto a realização de qualquer instalação ou montagem, depende muito do ferramental empregado e de como o mesmo é utilizado. Instrumentos e ferramentas adequadas ao serviço que se está realizando facilitam o trabalho e dão correção e segurança ao mesmo. Com ferramentas adequadas ao serviço, ganha-se tempo, executa-se atarefa dentro do melhor padrão e despende-se menos energia. Descrevemos as principais ferramentas empregadas em trabalhos de eletricidade, seu uso correto e em que são mais empregadas.
Alicates
Descrição:
São ferramentas manuais de aço carbono feitas por fundição ou forjamento, compostas de dois braços e um pino de articulação, tendo em uma das extremidades dos braços, suas garras, cortes epontas, temperadas e revenidas.
Utilização:
O Alicate serve para segurar por apertos, cortar, dobrar, colocar e retirar determinadas peças nas montagens.
Classificação: Os principais tipos de alicate são:
1.Alicate Universal
Alicate de Corte 3.Alicate de Bico
4.Alicate de Compressão
5. Alicate de Eixo Móvel

O Alicate Universal serve para efetuar operações como segurar, cortar e dobrar.

OAlicate de Corte serve para cortar chapas, arames e fios. Corte Diagonal
Corte Frontal
O Alicate de Bico é utilizado em serviços de mecânica e eletricidade. Bico redondo.

Bico chato.

O Alicate de Pressão trabalha por pressão e dá um aperto firme ás peças, sendo sua pressão regulada por intermédio de um parafuso existente na extremidade.

O Alicate de Eixo Móvel é utilizado para trabalhar compeças cilíndricas, sendo sua articulação móvel, para possibilitar maior abertura.

Desencapador de Fios
Este é bastante simples e se assemelha a um alicate. Regula-se a abertura das lâminas de acordo com o diâmetro do condutor a ser desencapado.
Outro tipo de desencapador é o desarme automático. Nele existem orifícios com diâmetros reguláveis correspondentes aos diversos condutores. Ao pressionarsuas hastes, tanto o corte articulação rasgo alongado como a remoção da isolação são executados.
Alicates Prensa Terminal
Alicate Manual Alicate manual para instalar terminais e emendas não isolados. Possui matriz fixa para compressão, cortadora e desencapadora de fios e cabos.

Alicate de pressão, que funciona sob o princípio de catraca e destina-se exclusivamente para a fixação dos terminaise emendas pré-isoladas. Possui matrizes que realizam simultaneamente as compressões do barril e da luva plástica dos terminais.
Alicate Hidráulico O alicate hidráulico, tem a cabeça rotativa, permitindo a sua utilização em qualquer ângulo. Possui um avanço manual, além do avanço hidráulico, o que permite o ajuste rápido da abertura dos mordentes, e é isolado com neoprene, exceto a cabeça.Utilizável com matrizes intercambiáveis, para vários diâmetros de terminais.
Conectores à Compressão
Chaves de Aperto
Descrição
São ferramentas geralmente de aço vanádio ou aço cromo extra duros, que utilizam o principio da alavanca para apertar ou desapertar parafusos e porcas.
Alicate Rebitador
Rebites: Procedimento de Rebitagem
Coloca-se o rebite no furo.
O rebitador agarra o mandril.
Orebitador traciona o mandril e a cabeça deste efetua a rebitagem, que estará completa com o final destaque da haste.
Alicate usado para efetuar a fixação de peças com rebites.
Comentários
As chaves de aperto caracterizam-se por seus tipos e formas, apresentando-se em tamanhos diversos e tendo o cabo (ou braço) proporcional à boca.

Classificação As Chaves de aperto classificam-se em:
1 Chave deBoca Fixa Simples 2. Chave Combinada (de boca e de estrias) 3. Chave de Boca Fixa de Encaixe 4. Chave de Boca Regulável 5. Chave Allen 6.Chave Radial ou de Pinos 7.Chave Corrente ou Cinta 8.Chave Soquete
A Chave de Boca Fixa simples compreende dois tipos, tais como: de uma boca e de duas bocas

Utiliza o principio da alavanca para apertar ou desapertar parafusos e porcas. Chave Combinada...
tracking img