Olga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Tendo por base a leitura da sociedade brasileira atual faço este trabalho com o intuito de relatar os problemas
No entanto não é correto afirmar que
Com este trabalho pretendo informar a respeito
Por tanto foi através de um método de analise





FAZER NO FINAL





















1- RESUMO DO FILME “OLGA”O filme começa contando a história de Olga Benário que nasceu em 1908, em Munique na Alemanha através de flashbackers. Aos 15 anos, ingressa num grupo de jovens comunistas e cinco anos depois, como tarefa do Partido Comunista da Alemanha, prepara uma operação militar para libertar seu então namorado e também comunista Otto Braun, da prisão de Moabit. Após essa ação, Olga saiu da casa deseus pais e foi com Otto para a na URSS, onde passaram alguns anos.

Nesse período, já conhecida pelo seu feito em Moabit, Olga se torna uma grande representante político-militar da Internacional Comunista. Em 1934, Olga recebeu a missão de acompanhar, Luis Carlos Prestes ao Brasil para fazer sua segurança enquanto ele liderava a revolução de 1935.
Os dois tiveram que sedisfarçar e fingir ser marido e mulher, mas durante a viagem se apaixonam de verdade.
No Brasil, a Aliança Nacional Libertadora (ANL), reunindo os operários, camponeses e setores progressistas da sociedade, realizava grandes atividades de massas, ultimando preparativos para o momento da verdadeira libertação do país. Por ser uma organização legal, congregava muitas pessoas, entre elasintelectuais como Graciliano Ramos escritor do livro “vidas secas”.
A ANL foi posta na ilegalidade por Vargas, porque temia o seu crescimento e seu caráter revolucionário. Mas decidida, a ANL continua com os preparativos da revolução, e era apoiada pelas tropas que iriam se levantar nos quartéis do exército. Em 23 de novembro, soldados e sargentos do 21º Batalhão de Caçadores de Natal, Rio Grandedo Norte, tomavam a força militar de defesa e proclamavam o Governo Popular e Revolucionário. Ali, a revolução duraria 5 dias, mais que em Recife e mesmo no Rio de Janeiro, onde o levante é rapidamente reprimido.
Depois de serem derrotados na revolução no Brasil, Olga e Prestes se tornam ainda mais clandestinos e procurados por Vargas, mas após serem denunciados, caem nas mãos dossoldados fascistas de Getulio Vargas no início de 1936, numa pequena casa da Rua Honório, no subúrbio do Rio de Janeiro. Até o último momento, Olga não deixou de proteger Prestes, se colcou entre ele e os policiais na hora da prisão, entre esses policiais estava Filinto Müller que tinha ordens de Vargas para matar os dois. Mas junto aos outros policiais resolve prende-los para que o próprio Vargasresolva mais tarde o que fazer com eles. Já presos, Olga agarra-se ao marido, porque sabe que a separação significaria a sua morte.
A polícia comandada pela política de Vargas colaborava com a Gestapo que era a polícia secreta alemã no período do Nazismo e que utilizava de métodos cruéis e estava envolvida na morte de muitas pessoas e com isso a entrega de Olga aos alemães há muito tempoera esperada ansiosamente por Vargas.
Os presos da Casa de Detenção do Rio de Janeiro se mobilizaram para evitar que Olga fosse entregue aos nazistas, mas os presos não conseguem evitar que Olga seja levada da prisão.
Naquela época haviam vários casos de resgates de prisioneiros dos navios dos nazistas em escalas que faziam antes de chegar na Alemanha. As organizaçõesrevolucionárias, se misturavam entre os trabalhadores dos portos e resgatavam várias pessoas que estavam em poder dos fascistas. Para Olga, Getulio mandou preparar pessoalmente um navio que não fez nenhuma escala, e atracou em Hamburgo, onde a policia nazista já a esperava.
Na Alemanha, Olga é colocada em uma prisão só de mulheres em Barnimstrasse, onde tem a sua filha, Anita Leocádia Prestes,...
tracking img