Redutor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de SHP

COMPRESSORES

Nome: Evandro Luis de Oliveira
Nome: Leandro Bueno

Na automação de movimentos na indústria, pode-se utilizar energia de diferentes formas, a energia elétrica em suas formas tradicionais, a energia hidráulica quando a necessidade de grandes esforços e a pneumática quando precisamos de esforço moderado e grandes velocidades, quando o ambiente limpo é defundamental importância, a exemplo da indústria alimentícia, ou quando o ambiente é inflamável ou hostil, na presença de pó ou vapo.

O ar comprimido possibilita uma rápida movimentação de atuadores, com velocidade controlada e uma razoável precisão de posicionamento e apesar de não ter a mesma velocidade de processamento de informações que a elétrica ou a eletrônica pode, emambientes que assim o permitem, receber estas formas de comando, permitindo com isso uma redução de custos e incremento na versatilidade. Pode também ser associado a circuitos hidráulicos dando a estes maiores versatilidade, reduzindo-lhe o custo e aumentando o campo de utilização.Os compressores de Ar é um equipamento destinado a produzir e armazenar ar comprimido para os mais diversos usos. O arcomprimido e uma das formas mais importante de energia utilizada nas Indústrias, insubstituível em diversas formas de aplicação e resultados da compressão dor ambiente, cuja composição é uma mistura de oxigênio (20,5%), nitrogênio (79%) e alguns gases raros.
Atualmente cerca de 5 bilhões de toneladas de ar são comprimidas por ano em todo o planeta, gerando um consumo de aproximadamente 400bilhões de KWh a um custo de 20 Bilhões de Dólares aproximadamente.
Em função das perdas decorrentes da transformação de energia, o ar comprimido (energia pneumática) pode custar até sete vezes mais do que em comparação a energia elétrica para realização de uma determinada operação mecânica, embora isso seja normalmente compensado pelas vantagens de sua flexibilidade, conveniência e segurançaproporcionada pela energia pneumática.
Com tudo na hora de se implantar um sistema pneumático, à necessidade de verificar a sua real necessidade, dependendo da sua aplicação, ou se o sistema, ou seja, se a operação não pode ser substituído pela energia elétrica.
O importante é ter se em mente que o consumo racional do ar comprimido deve ser uma preocupação constante entre os usuários, e pela Indústriapelo seu alto consumo e custo, pois a um consumo de energia elétrica.
Para produção de grande quantidade de ar em forma contínua e a pressões maiores. É importante ter-se em conta que a pressão é apenas um dos elementos na seleção do compressor. É também necessário verificar qual o volume de ar necessário para o trabalho (P.C.M.- pés cúbicos por minuto). Assim, somando os PCM’s de consumo dosaparelhos a serem usados, poderemos optar por um tamanho determinado.


Cuidados a Serem Tomados Com o Compressor de Ar:
O local deve ser limpo para que o ar tenha o mínimo de contaminação e o filtro trabalhe com eficiência. O mesmo deve ser colocado o mais próximo possível do ponto de operação. O local deve ser seco a fim de que a umidade a ser condensada seja a mínima possível bem ventiladopara que o compressor e o ar aquecido durante a compressão possam ser normalmente resfriados. O compressor deve ser instalado nivelado, fixado ao piso e em local de fácil acesso para a necessária manutenção. O ideal é a instalação fora do local de trabalho (Norma de Segurança).
Deve-se fazer a drenagem do compressor ao final do expediente de trabalho e periodicamente verificar o nível de óleo econdições gerais do compressor.

Existem diversos tipos de compressores:
Compressor de Diafragma (Portátil):

Trabalha em pressão máxima de 40 lbs/pol.2 e é próprio para revólver de pulverização de baixa produção. Ideal para trabalhar sem reservatório, com pistola de Ar – Direto (Sem Válvula).

Compressor de Pistão:

É próprio para grandes produções e trabalha com pressões maiores. Ele...
tracking img