Olavo setubal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Administrador Emérito – Olavo Egydio Satúbal – 1982
Olavo Egídio Setúbal nasceu em 16 de abril de 1923, na Maternidade São Paulo, pioneira na cidade, fundada em 1894. Recebeu o nome de Olavo Egydio em homenagem ao avô materno. Foi registrado somente em 03 de maio de 1923 no 18º Subdistrito Civil da Bela Vista na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 436, livro A58, termo 1.020 na folha 127.
Filho dePaulo Setúbal e Francisca de Sousa Aranha, em 1938 entrou direto no colégio Universitário da Escola Politécnica, também conhecido como Pré Politécnico, foi nesse período que se aproximou de um grupo de rapazes entre 14 e 16 anos conhecido como Grupo América, com o qual acabou tendo uma ligação visceral que durou a vida inteira. Os mesmo editavam um jornalzinho com esse nome e assim ficaramconhecidos.
O América, então nasceu na segunda quinzena de agosto de 1937 e seu último saiu em 1940, o América era o retrato de uma época e de uma juventude bem situada.
No mesmo ano entrou na Universidade no curso de Engenharia Civil, mas no segundo ano mudou para Eletromecânica, decidiu se integrar na vida industrial de São Paulo. Naquele período o tio Alfredo Egydio tinha conseguido importar dosEstados Unidos uma usina, a qual foi dada o nome de São José, e também uma forno elétrico para a produção de ferroliga que com a ajuda de engenheiros competentes a modificaram e passou a produzir aço laminado, ferro de construção, a partir de sucata. Seu tio ganhou rios de dinheiro o que o entusiasmou com a atividade industrial nesse estágio, foi ai que decidiu sair da área civil e partindo paraEletromecânica.
Meados de 1943 o professor Adriano Marchini, que era catedrático do Instituto de Pesquisas Tecnológica (IPT), chamou o estudante Olavo para uma conversa, o mesmo lhe convidou para ir para o IPT como assistente aluno.
Nesse mesmo ano Olavo fazia estágio como aprendiz na Goodyear, o convite o deixou empolgado. O professor Marchini era seu ídolo, um homem que estimulava, colocava aspessoas para cima, fossem técnicos, alunos, jovens e velhos engenheiros, porque ele apontava, com convicção, o único caminho capaz de nos conduzir a soberania nacional o desenvolvimento tecnológico.
Formado Engenheiro Mecânico e Eletricista em 1945, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Olavo foi convidado pelo professor Tarcísio Damy de Souza Santos a permanecer no IPT,Paralelamente, tornou se assistente de cadeira de Máquinas Elétricas, então regida pelo professor Souza Dias.
Seu amigo chegado, quase irmão Renato Refinetti que estava servindo em Campo Grande, mato Grosso onde tinha estado em treinamento Militar, preparando-se para entrar em combate. Enfim a guerra terminou, ele não fez parte da força expedicionária. Logo retornaria a São Paulo para se juntar a Olavo numempreendimento que significou o inicio da carreia de ambos no mundo empresarial.
Deca, sonho de dois jovens sonhadores
Refinetti logo se identificou com o que seria sua paixão e seu mundo, o da fundição. Olavo dava aulas na Politécnica, mas logo desistiu não era seu campo, o mundo acadêmico não o encantava como carreira. Fez alguns bicos e entre eles um foi de fiscal de obras da Caixa EconômicaFederal, mas era preciso ter um sustento pensar no futuro, e certa vez comentou com Refinetti que ambos poderiam abrir um negócio próprio. No entanto, teria de ser uma atividade nova, algo que exigisse pouco investimento e pudesse crescer. Em julho de 1946, caiu nas mãos de Olavo uma revista inglesa com o anuncio de equipamentos de fundição do tamanho de máquinas de costura, dotados de um processode injeção em coquilha cujo nome era “die casting”, tecnologia de ponta.
Ele e Refinetti leram e releram, estudaram, desmontaram mentalmente a máquina, fizeram cálculo e a ideia começou a se concretizar. O dinheiro foi levantado entre as duas famílias, as máquinas foram compradas, o contrato social da constituição da firma foi redigida por José Carlos Moraes Abreu e mais dois sócios com...
tracking img