Tga l

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing de Relacionamento
 

O Que É Marketing de Relacionamento?

Conhecido como CRM – Customer Relationship Management, poderíamos utilizar uma frase curta como "Marketing baseado fundamentalmente no relacionamento com os`clientes" (Marketing sem Complicações, Armando Tadeu Rossi, Editora Senac), mas entendemos que seja importante começarmos a falar sobre o termo relacionamento antes.Segundo o dicionário Houaiss: 1. ato ou efeito de relacionar-se; 2. capacidade de manter relacionamentos, de conviver bem com seus semelhantes; 3. relação de amizade.
Pode haver relacionamento entre duas pessoas (amigos, irmãos, marido e esposa, cobrador e passageiro, etc), duas empresas (fábrica e distribuidora, distribuidora e loja, prestadora de serviço e loja, etc) e entre pessoas e empresas(empresa e cliente). Basicamente é manter um bom relacionamento com todas as pessoas que cercam uma empresa, passando dos colaboradores internos, fornecedores e clientes.
Então temos no marketing de relacionamento uma importante ferramenta que gerencia o relacionamento que uma empresa tem com seus clientes, consumidores, futuros consumidores e ex-consumidores e vice-versa. Trataremos aquiexclusivamente sobre a terceira opção: empresa-cliente e cliente-empresa.
 

Entendendo o Cliente Com Marketing de Relacionamento?

É através do marketing de relacionamento que as empresas podem entender os hábitos de consumo de seus clientes e projetar ações voltadas aos mesmos, buscando sempre que estes tornem-se cada vez mais dependentes de seus produtos e/ou serviços, utilizando-os erecomendando-os. É preponderante, portanto, que o cliente entenda seus esforços feitos a seu favor, seja seu bem estar, suas solicitações ou necessidades (valor percebido).
Há ações que visam o bem estar do cliente como servir um capuccino, disponibilizar uma poltrona confortável enquanto aguarda e ações voltadas as solicitações como retirar a maionese e trocá-la por mais queijo no sanduíche ou embrulharpara presente mesmo quando se sabe que o produto é para ele próprio. Mas são nas necessidades do cliente que estão os detalhes. Em todo bom relacionamento (e no marketing de relacionamento não poderia ser diferente) o conhecimento é parte fundamental para realizarmos ações que realmente agradarão. Entender, analisar e explorar o conhecimento é fundamental para a realização do marketing derelacionamento, sem o qual, passaremos a "chutar" o que o cliente quer ou deseja.
Relacionar-se faz parte do "jogo" comercial e é durante este relacionamento que uma empresa precisa conhecer os hábitos e costumes, desejos e necessidades de cada cliente e transformar este conhecimento num valioso banco de dados, tabulá-lo e posteriormente, tomar decisões focadas e certeiras. Com este conhecimento sua empresapoderá surpreender seus clientes, antecipar vontades e desejos, chegar na frente de concorrentes, antever necessidades e rapidamente oferecer soluções e prioritariamente, fazer-se presente em seu dia-a-dia. Quanto mais dados compilar, mais próximo de seu cliente sua empresa estará.
As empresas que não buscarem entender seus clientes, farão com que despertem à novos fornecedores. Entender o que ocliente anseia, mobilizar e direcionar a equipe neste sentido e utilizar meios de comunicação eficazes, são os pré requisitos para a obtenção do sucesso tão esperado. Saber com antecedência o que o cliente espera e se antecipar, lhe proporcionará uma boa impressão e obviamente ele se interessará no que mais sua empresa pode lhe ser útil.


Usando com Sabedoria o Marketing de RelacionamentoSua empresa pode estar informatizada e abastecida com uma poderosa ferramenta de CRM, arquivando cada passo, cada compra, datas, formas de pagamento e hábitos de consumo de seus clientes ou você pode conhecer cada cliente que adentrou seu estabelecimento, conversado com ele, feito venda, tirado dúvidas e guarda todas estas informações na sua cabeça. claro que não podemos comparar o Itaú com seus...
tracking img