Oiuyoi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 66 (16396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VESTIBULAR 2012

PRoVA dE 001. ConhECImEnToS GERAIS
06.11.2011

Questões de 01 a 90
  Confira seus dados impressos na capa e na última folha deste caderno.   Esta prova contém 90 questões objetivas e terá duração total de 4h30.   Para cada questão, o candidato deverá assinalar apenas uma alternativa.  Com caneta de tinta azul ou preta, assine a folha de respostas e marque a alternativa que julgar correta.   O  candidato  somente  poderá  entregar  a  folha  de  respostas  e  sair  do  prédio  depois  de  transcorridas  2h15,  contadas a partir do início da prova.   Ao terminar a prova o candidato entregará ao fiscal este caderno de questões e a folha de respostas.

VESTIBULAR 2012

RASCUNHO

VNSP1108/001-CG-ProvaObjetiva

2

ConhECImEnToS GERAIS
Instrução: As questões de números 01 a 05 tomampor base um fragmento de uma crônica de Eça de Queirós (1845-1900) escrita em junho de 1871.

Questão 01
Considere as frases com relação ao que se afirma na crônica de Eça de Queirós: I. Os que estão no poder não querem sair e os que não estão querem entrar. II. Quando um partido ético está no poder, tudo fica melhor. III. Os governantes são bons e éticos, mas vivem a trocar acusaçõesinfundadas. IV. Os políticos que estão fora do poder julgam-se os melhores eticamente para governar. As frases que representam a opinião do cronista estão contidas apenas em: (A) I e II. (B) I e III. (C) I e IV. (D) I, II e III. (E) II, III e IV.

Uma campanha alegre, IX
Há muitos anos que a política em Portugal apresenta este singular estado: Doze ou quinze homens, sempre os mesmos, alternadamentepossuem o Poder, perdem o Poder, reconquistam o Poder, trocam o Poder... O Poder não sai duns certos grupos, como uma pela* que quatro crianças, aos quatro cantos de uma sala, atiram umas às outras, pelo ar, num rumor de risos. Quando quatro ou cinco daqueles homens estão no Poder, esses homens são, segundo a opinião, e os dizeres de todos os outros que lá não estão — os corruptos, os esbanjadores daFazenda, a ruína do País! Os outros, os que não estão no Poder, são, segundo a sua própria opinião e os seus jornais — os verdadeiros liberais, os salvadores da causa pública, os amigos do povo, e os interesses do País. Mas, coisa notável! — os cinco que estão no Poder fazem tudo o que podem para continuar a ser os esbanjadores da Fazenda e a ruína do País, durante o maior tempo possível! E os quenão estão no Poder movem-se, conspiram, cansam-se, para deixar de ser o mais depressa que puderem — os verdadeiros liberais, e os interesses do País! Até que enfim caem os cinco do Poder, e os outros, os verdadeiros liberais, entram triunfantemente na designação herdada de esbanjadores da Fazenda e ruína do País; em tanto que os que caíram do Poder se resignam, cheios de fel e de tédio — a vir aser os verdadeiros liberais e os interesses do País. Ora como todos os ministros são tirados deste grupo de doze ou quinze indivíduos, não há nenhum deles que não tenha sido por seu turno esbanjador da Fazenda e ruína do País... Não há nenhum que não tenha sido demitido, ou obrigado a pedir a demissão, pelas acusações mais graves e pelas votações mais hostis... Não há nenhum que não tenha sidojulgado incapaz de dirigir as coisas públicas — pela Imprensa, pela palavra dos oradores, pelas incriminações da opinião, pela afirmativa constitucional do poder moderador... E todavia serão estes doze ou quinze indivíduos os que continuarão dirigindo o País, neste caminho em que ele vai, feliz, abundante, rico, forte, coroado de rosas, e num chouto** tão triunfante!
(*) Pela: bola. (**) Chouto:trote miúdo.
(Eça de Queirós. Obras. Porto: Lello & Irmão-Editores, [s.d.].)

Questão 02
... cheios de fel e de tédio... Nesta passagem do sexto parágrafo, o cronista se utiliza figuradamente da palavra fel para significar (A) rancor. (B) eloquência. (C) esperança. (D) medo. (E) saudade.

Questão 03
Considerando que o último parágrafo do fragmento representa...
tracking img