Ohmynews

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OhMyNews

OhMyNews (www.ohmynews.com) é um jornal online sul-coreano fundado por Oh Yeon Ho, em 22 de fevereiro de 2000. Desde sempre, seu slogan foi “Cada Cidadão é um Repórter” Every Citizen is a Reporter.

Foi o primeiro jornal online a receber, editar e publicar artigos de seus leitores em uma fonte aberta. Atualmente, cerca de 80% do conteúdo do site é escrito “repórteres-cidadãos”,que, em sua maioria, são cidadãos comuns.

Um dos primeiros fatos marcantes do OhMyNews foi à determinação do resultado das eleições presidenciais da Coréia do Sul, em dezembro de 2002, com a vitória de Roh Moo Hyun. Depois de eleito, Roh concedeu sua primeira entrevista ao OhMyNews.

OhMyNews International

OhMyNews International surgiu em agosto de 2004, em inglês, com os mesmos conceitos doOhMyNews tradicional. Seus artigos são escritos por “repórteres-cidadãos” do mundo todo.

Em fevereiro de 2006, o OhmyNews recebeu um aporte de investimento da Softbank (banco japonês) no valor de US$ 11 milhões, sob a condição de, no mesmo ano, instalar uma base no Japão. Em agosto do mesmo ano foi lançado o OhmyNews Japão.

O OhMyNews já realizou três fóruns internacionais de CidadãosRepórteres, todos em Seul, nos anos de 2005 a 2007, ano que a empresa iniciou o projeto “Jornalismo Cidadão na Escola", para servir como um centro de conhecimento colaborativo para turmas de jornalismo, rádio e TV e fotojornalismo.

A origem

Oh Yeon Ho, criador do conceito, é um jornalista sul-coreano de 45 anos (1964). Durante 20 anos trabalhou na revista Mal que, mesmo impressa e agregada aoperfil de mídia de massa, não pertencia à elite do noticiário de Seul. Após sofrer discriminações em pautas onde os grandes jornais tinham prioridade no acesso a informações divulgadas pelas assessorias de empresas ou do governo, Oh quantificou a distorção do mercado midiático da Coréia do Sul. Ele elencou oito companhias de mídia como conservadoras (das quais pertenciam os três jornais líderes emcirculação) e duas empresas com tom editorial progressista. Pautas sugeridas pelas empresas progressistas eram sumariamente ignoradas pelos conservadores, provocando a falta de um debate democrático sobre questões que realmente interessavam aos cidadãos coreanos.

No final do século XX, Oh Yeon Ho chamou a si o desafio de equilibrar o índice de 8:2 para 5:5 empresas de comunicação conservadoras eprogressistas. O meio encontrado pelo jornalista para esta mudança foi a Internet, onde poderia contar com o apoio de quem mais tarde chamaria por “citizen reporters”.

A noção de equilíbrio pretendida pelo projeto ainda sem nome se refletia na política editorial definida por “progressista aberta”, ou seja, era preciso erguer uma mídia de caráter progressista cooperando com os conservadores,responsáveis há tanto tempo no mercado editorial. A idéia central era construir um noticiário online cujo diferencial dissesse respeito à abertura do acesso e da produção de informação, no sentido de encontrar pluralidade suficiente entre notícias produzidas por veículos conservadores e progressistas. Neste instante se define a premissa central sobre a qual o projeto de Oh estava sendo construído eque, segundo ele, distinguiria sua proposta (e conseqüente nascimento) de qualquer outro noticiário do planeta: “Every citizen is a reporter”.

Mecânica do projeto

Após um cadastro detalhado, onde até a reprodução do passaporte, carteira de habilitação ou identidade local é requerida via mail ou fax, o membro tem seu pedido avaliado pela coordenação do projeto e, uma vez autorizado, podesubmeter artigos acompanhados por arquivos de imagem, vídeo e áudio. O “Reporter Desk” mantém o autor das matérias informado sobre o status de cada trabalho, o número de acessos e comentários dedicados às suas matérias, as mensagens recebidas através do site e ainda presta contas do “cybercash” ganho com as publicações.

A edição é um dos pontos fortes do OhmyNews International. Uma dupla de...
tracking img