Ohmm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 184 (45949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Caminho, Verdade e Luz

(Os ensinamentos de Cristo)

Volume I

“Assim, quando o corpo mortal se vestir com o que é imortal e quando o que morre se vestir com o que não pode morrer, então acontecerá o que as Escrituras Sagradas dizem: a morte está destruída; a vitória é total”

(Paulo – Carta aos Coríntios 1 – Capítulo 15 – versículo 54).

Este livro contém textos depalestras espirituais realizadas por incorporação pelo amigo espiritual JOAQUIM DE ARUANDA e organizados por FIRMINO JOSÉ LEITE.e MÁRCIA LIZ CONTIERI LEITE

Os ensinamentos deste livro seguem as bases da Doutrina Espiritualista Ecumênica Universal.

Amem-se uns aos outros

Comecemos nosso estudo de hoje da Bíblia. Para conversamos, selecionei um discurso que Cristo faz aos apóstolosdepois que Judas retira-se da ceia. Ou seja, é a última instrução que Cristo dá aos seus apóstolos antes da crucificação. Ele está no Evangelho de João, evangelho esse que é muitas vezes esquecido, mas que contém grandes ensinamentos.

Vamos, então, ver este texto...

Jesus disse:

- Eu sou a videira verdadeira... (Capítulo 15 – Versículo 01).

O mestre se declara como avideira, mas quem é Jesus Cristo? Antes de entrarmos no estudo, isso precisa ficar muito bem definido...

Jesus Cristo não é um homem ou um espírito, mas sim uma encarnação, uma vida humana, uma personalidade que vivenciou uma vida humana. É assim que se deve tratar qualquer mestre: uma encarnação que sirva de exemplo para aqueles que buscam aproximar-se de Deus.

Outro dia me perguntaramse Kardec tinha ego e eu respondi que não. Disse isso porque Kardec é o ego com o qual um espírito viveu a vida carnal.

Se isso é verdade, Jesus Cristo também é o ego de um espírito. É uma encarnação, uma vida carnal, nada mais do que isso...

Mas, veja bem: existe o espírito que você chama de Cristo? Existe... Mas ele não se chama Cristo, não foi homem ou mulher, judeu ou romanoe nunca foi o messias. Ele é apenas um espírito igual a todos os outros: gerado à imagem e semelhança de Deus e que realiza a sua progressão espiritual no Universo.

Quando vamos estudar na Bíblia os ensinamentos de Jesus Cristo, temos que ter isso em mente, pois senão pode se cair na idolatria, o que nos afastará do Pai. Jesus Cristo é apenas uma encarnação de um espírito, mas, é umaencarnação especial. Vamos entender isso...

Segundo João neste mesmo Evangelho, Jesus Cristo é o verbo (Capítulo 01 – versículo 01). O verbo, gramaticalmente falando, é a ação de uma frase. Sendo assim, podemos dizer que a encarnação verbo (Jesus Cristo) é o exemplo de atividade para um espírito durante uma encarnação.

O fato de ela ser um exemplo a ser seguido fica muito claro comoutra palavra de Jesus Cristo: eu sou o caminho, a verdade e a luz e ninguém chega a Deus a não ser através de mim.

Portanto, quando se estuda a Bíblia, ou seja, os ensinamentos que fizeram parte daquela encarnação, nós temos que entender que aqueles ensinamentos são o sentido de transformar a sua encarnação numa ação...

Mas, que ação foi praticada pela encarnação Jesus Cisto eque deve ser copiada por você? O amar... A encarnação Jesus Cristo foi a ação do amor universal, do amor sublime...

A partir de agora, portanto, devemos compreender que durante este estudo não iremos conhecer Jesus Cristo ou seus ensinamentos, mas sim compreender a ação amorosa, que se posta em prática durante a encarnação, nos aproxima de Deus.

Por exemplo, quando ele diz “eu soua videira”, não devemos, em nosso estudo, entender que o ser humano ou espiritual Jesus Cristo é a videira, mas sim que a ação amorosa é a videira. A árvore da vida não é o mestre, um ensinamento ou qualquer outra coisa, mas sim a ação amorosa, a conjugação do verbo amar.

Esta é, então, a primeira compreensão deste estudo: iremos estudar a questão da aplicação do amor durante a...
tracking img