Oficina de teatro celso solha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho para avaliação do 3º semestre do Curso de Docência.

Aluna – Mariza da Annunciação

Professor Gazy

Tema – Oficina de Teatro no último dia 27 de novembro

Evento - INTERESPE

Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Interdisciplinaridade e Espiritualidade na Educação 

Nesta data alguns alunos e participantes do Interespe participaram da Oficina de teatro com o Professor CelsoSolha.

Segundo sua apresentação indicou que esta cultura possibilita ao aluno um desenvolvimento pessoal e vínculo afetivo com a escola, promovendo a arte como um dos elos mais importantes do ensino-aprendizagem. Mostrou que a educação tem um papel importantíssimo na formação do indivíduo e que a escola através do teatro pode ser a alavanca do processo de transformação do aluno. O teatro aflora asensibilidade e a criatividade do educando, habilidades que lhes serão diferencial valorizado em sua vida profissional futura.

Citou que avisos ou sinais que podem vir da intuição ocorrem em qualquer lugar ou a qualquer momento. Que o teatro possibilita lidar com os aspectos mais sombrios do ser humano, tais como: medo, falta de confiança, insegurança, perda de controle, etc. Portanto junto comas demais disciplinas é um complemento para a formação completa e consciente de si mesmo e do universo que cerca o indivíduo.

O teatro é um espaço para discussão e reflexão. Muitas questões são colocadas e avaliadas em um grupo o que permite ampliar a integração dos alunos em seu próprio universo bem como familiar e em sociedade. Este inter-relacionamento é vivenciado de fato. Para isso utilizoua metáfora da arrumação da bagagem para se carregar em uma trilha.

- O que estou colocando em minha mala?

- Qual é a trilha que pretendo seguir?

- Que peso está carregando?

- Quanto de peso posso agüentar carregar?

- Estou levando coisas em excesso?

- Que sentimentos carregam?

- Existe equilíbrio no trajeto?

A arte propicia o momento do conhecimento de cada pessoa e cadaum de sua forma individual e única. Também que as pessoas se conheçam, se soltem, sejam verdadeiras.

Buscou no grupo o que cada um entendia por teatro já antecipando que respeitaria a diversidade de pensamentos. Em alguns momentos instigou alguns participantes indecisos. Deste exercício saíram alguns conceitos que ele enumerou:

- Energia – Excitação que contagia, reverbera, envolve

- Olhar– Teatro é olho no olho

- Grupo – Diversidade e diferença

- Criatividade – Proposição de idéias

- Espontaneidade – Para o trabalho de expressão é fundamental

- improvisação – Fazer do seu jeito

- Objetivo – O que dizer? ; O que mostrar?

- Experiências – Vivências, repertório de idéias

- Jogo – Sério, porém nada mais que uma brincadeira séria.

Trabalha-se a razão, a emoçãoe a troca e não raramente se desenvolvem os “talentos”.

Os pontos que devem obrigatoriamente ser observados no teatro:

- O que?

- Como?

- Quando?

- Por quê?

- Quem?

Em seguida orientou exercícios físicos que possibilitaram a descontração do grupo. Nestes exercícios buscou que desenvolvêssemos a expressão corporal, olhar no olhar do outro, agilidade na percepção dos sons, eorientação de movimentação no espaço ocupado pelo grupo. Na preparação passou a idéia do que á a psicologia de cada personagem que cada um na sala iria representar em três exercícios de encenação que solicitou. Possibilitou a todos exercerem sua improvisação propondo que cada um em seu papel expusesse sua alma.

Independente de em um grupo de teatro ter-se o critério da seleção de textos adequado,principalmente em ambiente escolar que permite os cuidados de montagem, discussão da dramaturgia e afinação do grupo com a peça a ser encenada, no espaço de criação existente no momento solicitou improvisação e expressividade de todos em três “peças” de três minutos cada uma.

- Grupo 1 – Situação do dia a dia (sem palavras)

Cinco membros do grupo se colocaram como passageiros de metro,...
tracking img