Oferta e demanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OFERTA X DEMANDA
O Efeito com o aumento do IPI sobre os carros importados

A demanda, ou procura, é definida como a quantidade de um determinado bem ou serviço queos consumidores desejam adquiri, em certo período de tempo. Neste sentido, a curva de demanda de mercado por um bem reflete o desejo ou compra.
A Oferta é defendidacomo a quantidade de um determinado bem ou serviço que os produtores estão dispostos a vender, em certo período de tempo.
O aumento do IPI dos veículos importadosimplica aumento de preço ocasionando deslocamento na curva de demanda do produto, reduzindo assim a sua quantidade demandada. Considerando o modelo dos bens concorrentes(substitutos), um aumento no preço de um bem implica deslocamento da demanda de seu concorrente.

PC
Quanto maior o preço de um carro importado

QDC
Menor ademanda de um carro importado

QD
Maior a demanda de carro fabricados no Brasil.

Este é o efeito chamado de substituição, com o objetivo de proteger os fabricantesnacionais em um momento de aumento da concorrência com os produtos importados. A previsão é que a medida englobe de 12 a 15 empresas e que metade das importações tenha seuimposto elevado.

* Sendo assim a oferta dos carros fabricados no Brasil só tende aumentar, consequentemente o consumidor vai optar por carros que pese menos nobolso.

Bibliografias:
http://carros.uol.com.br/ultnot/2011/09/15/governo-aumenta-ipi-dos-carros-importados-e-atinge-marcas-chinesas.jhtmhttp://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Mercado_Conteudo.vxlpub?hnid=45904

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/977043-apos-alta-do-ipi-cliente-ja-encontra-carro-importado-mais-caro.shtml
tracking img