Oferta e demanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de economia
Oferta e Demanda
A teoria de oferta e demanda é um princípio que organiza e explica os preços e as quantidades de bens vendidos e as mudanças em uma economia de mercado. Nateoria microeconômica, ela se refere à determinação do peço e da quantidade produzida em um mercado perfeitamente competitivo. Esse é o ponto de partida para a modelagem de outras estruturas de mercado(como monopólio, oligopólio e competição monopolística) e para outras abordagens teóricas.
A demanda é freqüentemente representada usando uma tabela de dados ou um gráfico relacionando preço àquantidade demandada. A teoria da demanda descreve os consumidores individuais como entes "racionais" que escolhem a quantidade "melhor possível" de cada bem, dados, renda, preferências, gastos, etc. Autilidade e a renda então usadas para modelar as propriedades assumidas sobre o efeito de uma mudança de preço na quantidade demandada. A lei da demanda diz que, em geral, o preço e a quantidadedemandada em um mercado estão inversamente relacionadas. Em outras palavras, quanto mais alto for o preço de um produto, menos pessoas estarão dispostas ou poderão comprá-lo (tudo o mais inalterado). Quando opreço de uma commodity sobe, o poder de compra geral diminui (o efeito renda) e os consumidores tendem a consumir bens mais baratos (o efeito substituição). Outros fatores também podem afetar ademanda. Por exemplo, um aumento na renda desloca a curva da demanda em direção oposta à origem, como na figura.
Oferta é a relação entre o preço de um bem e a quantidade disponível para venda pelosfornecedores em um dado preço. A oferta também é normalmente representada por uma tabela ou um gráfico relacionando o preço à quantidade ofertada. Assume-se que os produtores sejam maximizadore de lucro, oque significa que eles devem produzir a quantidade que irá dar-lhes o maior lucro possível. A Oferta é geralmente representada como uma elação diretamente proporcional entre preço e quantidade de...
tracking img