Oferta de moeda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Oferta de moeda
A oferta da moeda é bem conhecida também como criação monetária, que é a “fabricação” ou produção e emissão de dinheiro novo seja em papel ou metal. A oferta da moeda é um estoquetotal dela no mercado, em suma na economia. A oferta de moeda é definida como a quantidade de moeda disponível na economia. Assim como em outras coisas a tendência de juros subirem é os preços caírem etambém o contrário. A moeda serve como meio de troca, servindo para pagamentos em geral e para solver débitos. . Também tem por função a unidade de conta, e a reserva de valor. A moeda é como umaacumulação do poder aquisitivo. Sabe-se que no mercado quando as moedas estão em falta entra-se em cena uma certa crise.
podemos chamar também a oferta de moeda de meios de pagamento. Meios de pagamentoconstituem o total de moeda à disposição do setor privado não bancário, de liquidez imediata, ou seja, que pode ser utilizada imediatamente para fazer transações. Os meios de pagamento, em sua formatradicional, são dados pela soma da moeda em poder do público, mais os depósitos à vista nos bancos comerciais. Ou seja, pela soma da
moeda escritural e da moeda manual.

Nas economias modernas,quem oferece moeda ao público são as autoridades monetárias como, por exemplo, o Banco Central, em função das necessidades dos agentes econômicos. O conjunto de moeda manual (ou moeda corrente),depósitos à vista (moeda escritural ou bancária) e quase-moedas forma os meios de pagamento de uma economia.
Assim como demandamos moeda ao comprar e vender mercadorias, há também a oferta de moeda. Numsistema cuja moeda é lastreada, por exemplo, em ouro, a circulação de moeda depende da quantidade de ouro em estoque no país. Já em um sistema sem lastro, tem-se a moeda fiduciária, e o responsável pelocontrole de oferta de moeda é o Banco Central.
O Banco Central é o único emissor da moeda nacional, tendo com principal responsabilidade zelar pela quantidade de moeda nacional.
Como vimos, a...
tracking img