Oferta de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo referente as páginas 59-68 de Passos, M. C. R. et Nogami, O. “Princípios  de economia” São Paulo: Pioneira, 1998-2001

Oferta de Mercado

Oferta de mercado é o somatório de todas as ofertas individuais, ou seja, de todos os vendedores.
É a quantidade de produtos que vendedores desejam e podem produzir para vender a diversos níveis de preço.
Existe uma relação direta/ positiva entrepreço e quantidade (Lei Geral da Oferta). Quando se trata de oferta deve-se pensar como um empresário, ou seja, se o preço estiver subindo eu vou vender mais produtos.
Determinantes da Oferta: Preço, Preço dos insumos, Tecnologia, Expectativa, Concorrência, Demanda, Sazonalidade, Impostos, Temperatura, Disponibilidade dos insumos.
A diminuição dos impostos, melhoria da tecnologia, aumento dossubsídios aumentam a oferta. O aumento dos impostos, piora da tecnologia, diminuição dos subsídios diminuem a oferta.
Aumento da Oferta: Número de produtores e/ou vendedores aumenta, A tecnologia melhora, Custos diminuem, Impostos diminuem, Subsídios aumentam, Os preços de produtos alternativos diminuem.
Diminuição da Oferta: Número de produtores e/ou vendedores diminui, A tecnologia se deteriora,Custos aumentam, Impostos aumentam, Subsídios diminuem, Os preços de produtos alternativos aumentam.
Oferta e Demanda -
Preço de Equilíbrio: preço onde as duas curvas se cruzam. A quantidade demandada e ofertada é igual.
Quantidade de equilíbrio: quantidade determinada pela intersecção das curvas de oferta e demanda.

O equilíbrio em um mercado competitivo
É chegado o momento de juntar osdois lados do mercado, o da oferta e o da demanda, chamado de preço de equilíbrio, ao qual corresponderá uma igualdade entre as quantidades ofertada e demandada, há uma coincidência de desejos, a fim de ver de que maneira o preço e a quantidade de equilíbrio são determinados. Nossa atenção estará voltada somente aos mercados do tipo competitivos, que são aqueles em que existem muitos compradores evendedores, de forma tal que nenhum deles, agindo individualmente, consegue exercer influência significativa sobre os preços e quantidades praticados no mercado. Existirá equilíbrio estável em um mercado de concorrência perfeita quando o preço corrente de mercado tende a ser mantido, se as condições de demanda e oferta permanecerem inalteradas. Se há diferenciação entre os produtos, não é ummercado de concorrência prefeita.
O “excesso de oferta”
Preço acima do equilíbrio, a quantidade ofertada é maior que a quantidade demandada. Vendedores terão que baixar o preço para aumentar as vendas, voltando então ao equilíbrio.
Com a intenção de realizar alguma receita e eliminar o excesso de mercadoria, os fabricantes passam a vender seu produto a preços mais baixos. Acontece que cada produtoracredita que, se vender a sua mercadoria por um preço inferior ao praticado pelos outros produtores, conseguirá atrair mais compradores e eliminar o seu excedente. Ocorre, entretanto, que os outros produtores pensam e agem do mesmo jeito, criando um incentivo para que os preços se reduzam ainda mais. Além disso, os consumidores percebem o acúmulo de estoques e passam a regatear no preço. Os preçoscomeçam a diminuir. Essas reduções de preços provocam aumentos nas quantidades demandadas; paralelamente, as reduções de preços provocam reduções nas quantidades ofertadas do produto.

O “excesso de demanda”
Excesso de Demanda: Preço abaixo do equilíbrio, a quantidade demanda é maior do que a quantidade ofertada. Vendedores aumentarão os preços, voltando então ao equilíbrio.
Com a quantidadedemandada superior a quantidade ofertada, haverá escassez. Essa escassez é chamada de “Excesso de Demanda”. Nessa situação, muitos consumidores — na tentativa de participar do mercado — se dispõem a pagar um preço mais elevado pelo produto. Surge entre eles uma disputa, uma verdadeira concorrência, cada qual querendo pagar mais para obter uma quantidade da mercadoria que o satisfaça. Por essa...
tracking img