Odm 4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 BRASILEIRINHAS E BRASILEIRINHOS SAUDÁVEIS

A estratégia Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis – Primeiros Passos para o Desenvolvimento Nacional nasceu da proposta inicial que foi apresentadaao Ministério da Saúde, no ano de 2007, pela pesquisadora da Fiocruz Liliane Penello. O que vinha sendo trabalhado como pré-projeto de sua tese de doutorado, com o título “Brasileirinhos Saudáveis eDesenvolvimento Nacional : Desafios para a Construção de uma Política Pública de Saúde voltada para a Primeira Infância”, foi direcionado ao Ministério como sugestão para compor o Eixo Promoção daSaúde no planejamento estratégico do MAIS SAÚDE. 

Com a implantação do Comitê Técnico e Consultivo - criado em 7 de outubro de 2009 e publicado no Diário Oficial da União de 9 de outubro de 2009 –permite-se agora a implementação dessa estratégia. A perspectiva é ir muito além da sobrevivência. A ação visa o crescimento e o desenvolvimento integral da criança, com novas ofertas de cuidado aliadas àsofertas tradicionais dirigidas a mulheres e crianças. 

A articulação e a construção dessas novas ofertas, como uma política transversal, contemplam ações em comum de áreas e setores do Ministérioda Saúde – e dele com o da Educação, o do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o da Justiça –, privilegiando a Câmara de Políticas Sociais do Gabinete Civil da Presidência da República. 

Entreos desafios estão a garantia de vida da mulher e do bebê e a diminuição da taxa de mortalidade - atenção ao pré-natal, ao parto e ao aleitamento materno: 

- Pré-natal: ampliação da captaçãoprecoce (meta é de atingir 90% das mulheres) em no mínimo 4 consultas, para cuidado diferenciado e em continuidade de mulheres em situação de vulnerabilidade ou risco. A ideia é garantir pré-natal comqualidade. Ex: adolescente grávida, mulher com transtorno depressivo, indígena, usuária de álcool, tabaco e outras drogas, mulher deficiente e em situação de prisão. 

- Parto: garantia de parto...
tracking img