Ocio criativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“O Ócio Criativo” , Domenico de Masi

Em seu Livro Domenico de Masi demonstra que Ócio Criativo não é fazer nada e sim uma composição de três coisas “Estudo” para criar o saber “Lazer” paracria alegria e bem estar “Trabalho” para criar as riquezas todas elas deve ser executadas com alegria e criatividade.

Como foi retratado pelo autor no período industrial teve a inclusão dasmaquinas nas empresas para substituir os processos que antes era braçal. Essas mudanças ocorreram numa proporção muito grande, porém nem tudo foi positivo. No inicio ocorreu grandes demissões gerandoum repúdio dos operários à chegada dessas tecnologias, depois de algum tempo essa negatividade foram passando, graças às máquinas ocorreu o surgimento de novas fábricas e o emprego voltou a crescer,porém os operários não eram mais os mesmos pois tiveram de se atualizar para conseguir operar os equipamentos que estavam chegando. Antes utilizavam os braços e as pernas, agora além disso passa autilizar o cérebro cada vez mais para suas atividades diárias .

Com isso a visão das empresas começa a mudar em relação aos operários, pois para ser competitiva teria que ter funcionários quefossem criativos e por sua vez os operários começou buscar cada vez mais o conhecimento. Há uma preocupação das grandes companhias no bem-estar dos seus funcionários ou seja o Lazer um dos pilares doÓcio Criativo.

Porém, temos alguns paradigmas quando falamos do Brasil, como quase todo o mundo, nós também vivemos em uma sociedade capitalista e em muitas regiões ainda está no modeloindustrial antigo, visando obter lucros maiores as empresas dão menos valor aos funcionários ou seja estamos indo contra a corrente já que o mundo está em constante busca da intelectualidade para reduzir otrabalho braçal. Nós trabalhamos cada vez mais, em alguns casos a carga horária chega a mias de 12 horas, não sobrando Tempo para buscar conhecimento e lazer.

Mas isso não é o fator mais...
tracking img