O ocio criativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO

O Ócio Criativo

Domenico De Masi


Jeovana Pereira Carneiro da Silva Batista
Gestão-Financeira/tarde
Fatec-Osasco
21/09/11


O ócio criativo

Maria Serena Palierientrevista o sociólogo italiano e autor do livro o ócio criativo de Domenico De Maisi.
O autor nos descreve o desenvolvimento, as mudanças, as descobertas e as transformações da humanidade e da construção dasociedade passando por: sociedade rural, industrial e sociedade pós-industrial.
A sociedade industrial transformou profundamente a humanidade inteira, a eficiência se transforma no elemento centralda organização social, produzir o máximo possível no menor espaço tempo. Taylor e depois Ford revolucionarão a organização do trabalho.
A sociedade industrial vive o signo da divisão: do trabalho, davida, divisão do trabalho da vida. No entanto, cria fatores extraordinário de transformação como o progresso cientifico e tecnológico, a globalização e a organização baseada em sistema científicos adifusão da escolarização de massa e os meios de comunicação de massa. Após grandes revoluções leva o nascimento de uma sociedade nova, sociedade pós-industrial.
A sociedade industrial eracaracterizada pelo fato de que ao centro do sistema havia a produção em grande séria de bens matérias. O paradigma da sociedade pós-industrial se baseia na centralidade da produção bens Imaterial.
Osvalores da sociedade industrial baseavam-se na racionalidade, a eficiência, a hierarquia piramidal, já a sociedade pós-industrial na intelectualização, criatividade, estética, importância da subjetividadecontraposta à coletividade de imperante na sociedade industrial, emotividade contraposta à racionalidade, desestruturação do tempo e do espaço e a valorização da qualidade de vida.
Cita afeminilização na sociedade e que somos desorientados em uma fase de passagem da sociedade industrial para a sociedade pós-industrial, da exemplos como : a grande desorientação da igreja católica, desorientação...
tracking img