Oceania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Regiões Polares

Antártida. Continente situado na região polar austral, formado por uma massa continental, localizada quase inteiramente dentro do circulo polar antártico e cercado pelo oceano Antártico, de limites imprecisos, formado pelo encontro das águas dos oceanos Atlântico, Pacifico e Índico, a Confluência Antártica. É o 5º continente em extensão, com c. de 14.200.000 Km², e divide-senitidamente em duas porções: a maior, a Antártida Oriental – de tamanho correspondente ao da Austrália – e a menor e mais acidentada, a Antártida Ocidental, construída por ilhas. Separam-nas a cordilheira Transantártica, na parte continental, e as reentrâncias dos mares de Wendell, no Atlântico, e de Ross, no Pacífico, na parte oceânica. Tanto o continente como o oceano que cerca estão recobertospor uma camada de gelo de 2.100 m de espessura média, que contém 90% de todo o gelo existente no mundo.

Geografia

Geologia e relevo. O estudo das rochas dos fósseis de vegetais e animais encontrados na Antártida mostra semelhanças com os do extremo sul da América do sul (Terra de Fogo), África, Índia e Austrália, o que vem a comprovar que ela fazia parte do paleocontinente da Gonduana. Aexploração geológica na Antártida, embora dificultada pela severidade do clima, o mais frio do mundo, vem prosseguindo com êxito.

Distinguem-se claramente as duas porções do continente: a Antártida Oriental, massa continental formada por um escudo, parte cambriano, parte caledoniano, bastante estável e muito elevado, e a Antártida Oriental, de origem vulcânica, formada de ilhas elevadasmergulhadas em capas de gelo que chegam a 4000 m de espessura. Na extremidade da península Antártica, que se dirige para o extremo Sul da América do Sul, a ilha da Decepção é um vulcão em atividade, enquanto na ilha de Ross, no mar do mesmo nome, o monte Erebus completa o “circulo de fogo” do Pacifico. O relevo do continente é importante: a cordilheira Transantártica, que separa as duas porções docontinente, atinge picos de 4000 m. Outras cadeias cortam a Antártida Oriental, onde uma planície costeira se estende sob o gelo.

Fraturas e falhas soergueram a margem do mar de Ross, originando o alto fromt de montanhas de terra Victoria e a depressão do mar de Ross.Clima. O clima da Antártida é o mais rigoroso do mundo, devido a uma série de fatores, a saber: a proximidade do pólo sul; a grandeelevação, que intensifica o frio polar; a cobertura de gelos eternos, com fortes características de reflexão e radiação, que também intensifica o clima polar; o completo isolamento do continente, cercado por um oceano tempestuoso de águas relativamente mais quentes. A temperatura media do mês mais quente é 0ºC na costa e de – 20ºC no planalto Antártico; no m6es mais frio, foi registrada a mais baixatemperatura na Terra: -88,3ºC na estação Vostok, em 24/01/1960. Em virtude desta característica a fusão dos gelos não chega a ocorrer nem no verão. A queda constante de neve e sua compressão deram origem à imensa calota de gelo compacto, o inlandsis, que em certos trechos chega a atingir 4.000 m de espessura, recobre todo o continente e avança pelo mar em grandes extensões, formado as banquisas,cujas partes mais afastadas da terra destaca-se formando os icebergs tabulares característicos dos mares austrais. O clima polar austral ainda sofre pela circulação do ar, que sem obstáculo que sirvam de anteparo, gera ventos violentos (ventos catabáticos),tempestade de neve e freqüentes nevoeiro (blizzards). A região é um centro de altas pressões atmosféricas e irradia correntes de ar frio queatingem todo o hemisfério austral.

Flora e fauna. A parte continental caracteriza-se por uma grande pobreza biológica. A vegetação se limita a alguns musgos e liquens, em tufos dispersos, nos lugares favoráveis, a pouca distância do mar. A faixa litorânea é o limite de toda vida antártica. O interior é inteiramente sem vida. Seus ocupantes são alguns insetos e sobretudo, aves. Desta, apresenta...
tracking img