Obras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento
1º etapa: para começar, vamos estudar história?
O homem sempre procurou registrar suas ações de alguma maneira. Na Pré-História, os seres humanos deixaram nas paredes das grutas pinturas que relatavam as suas ações como cenas de caça, danças e a criação de animais.

Com o desenvolvimento das civilizações, outras linguagens e técnicas foram desenvolvidas buscando relatar osmomentos vividos pelos grandes personagens como reis, sacerdotes e outras personalidades influentes nas diversas sociedades de todo o mundo. Posteriormente o cotidiano do povo também passou a ser registrado em pinturas, desenhos e gravuras. Hoje, obras em museus e coleções particulares espalhadas pelo mundo fornecem subsídios para a compreensão da realidade em que viveram as pessoas do passado.Nesse sentido, ao longo dos séculos muitos artistas buscaram por técnicas que lhes permitissem realizar obras que documentassem com fidelidade os modelos retratados. A pintura a óleo, desenvolvida no Renascimento, foi uma verdadeira inovação, pois oferecia aos artistas recursos que lhe permitiriam a execução de uma pintura mais suave e detalhada do que a técnica da pintura à têmpera (tinta feita àbase de gema de ovo misturada com pigmento). Foi assim que grandes nomes como Leonardo da Vinci e todos os que o sucederam, realizaram obras de incomparável delicadeza.

Essa é uma boa oportunidade para apresentar obras de artistas como Leonardo da Vinci, Hans Holbein (o Jovem), Ingres, David e outros pintores que se dedicaram ao extremo refinamento técnico em busca de um preciosismo em relaçãoaos modelos retratados. Aproveite o Google Art Project para apresentar algumas obras aos alunos.

A reportagem "Martírio e Beleza" publicada na revista BRAVO! de outubro de 2012 apresenta o trabalho do cineasta e escritor russo Andrei Tarkóvski. E conta como esse profissional manteve uma forte ligação com o registro do momento utilizando como ferramenta a fotografia Polaroid. Conduza uma leiturada reportagem com a turma e para entender melhor a proximidade entre cinema e fotografia, promova uma conversa a história destas duas artes. 

2º etapa - Introdução à história da fotografia
A fotografia foi o resultado de um conjunto de descobertas que começou com pesquisadores que viveram antes de Cristo, os criadores das primeiras câmaras escuras - dispositivos que possuíam um pequeninoorifício por onde entrava um "fio" de luz que projetava a imagem do mundo exterior na parede oposta. A imagem projetada não tinha foco e ao longo do tempo os experimentos conduziram a um aperfeiçoamento desse dispositivo. Lentes e outros aparelhos foram associados a esse pequeno furo e aos poucos as coisas começaram a se tornar mais elaboradas.

Tudo ficou tão interessante que os artistas começaram ausar essas "câmeras" colocando uma folha de papel na área em que se projetava a imagem. Assim conseguiam referências mais precisas para seus esboços, sobretudo para retratos. A partir desse estágio entraram os químicos, que buscaram soluções para fazer com que a imagem projetada não desaparecesse com a interrupção da luz. A solução foi a sensibilização de uma superfície com sais sensíveis aosraios luminosos e que "marcavam" essa superfície nos locais atingidos pela luz (para tornar essa explicação ainda mais clara vocês poderão contar com a ajuda de um professor de química, pode revelar as reações que viabilizam a fotografia).

As primeiras fotografias eram feitas em chapas e demoravam horas para serem registradas. Gradativamente, outros pesquisadores aperfeiçoaram a técnica, e nomescomo Willian Henry Fox-Talbot e Frederick Scott Archer contribuíram para o desenvolvimento de processos mais elaborados que permitiram que a imagem ficasse registrada em uma superfície e fosse reproduzida e fixada em folhas de papel.

Conte aos alunos que no Brasil tivemos um grande incentivador à difusão dos processos fotográficos: o jovem imperador D. Pedro II. Além de fotógrafo, foi também...
tracking img