Obra aberta e obra acabada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Ceará – UFC
Polo: Camocim
Curso: Licenciatura em Letras – Português
Disciplina: Teoria da Literatura II
Tutor: Marília Angélica















Atividade de Portfólio

Aula- 04


Érika Maria
Francisco Sousa
Maria de Jesus
Roseanne Araújo
Tatiane Lima













Camocim- CE
Outubro de 2012



1 Atividade de Portfólio

Paraessa atividade você precisará rever a leitura que fez da obra A moreninha. Depois leia o conto "Desenredo", de Guimarães Rosa, e a partir da comparação entre os dois redija um Ensaio em que você comente criticamente os conceitos de "obra acabada" e "obra aberta", propostos por Barthes.


Introdução

A Moreninha: Obra acabada.


A Moreninha pode ser considerada uma das tentativas de fazer anossa literatura genuinamente brasileira, isso porque na época em que foi escrita a perspectiva literária estava voltada para a cultura europeia.
A obra retrata basicamente o cotidiano brasileiro em meados do segundo império, transportando um lado voltado para o sentimentalismo romântico, linguagem popularizada, idealismo, cristianismo, além de apresentar a realidade fantasiosa presente emseu próprio autor.
O romance concedeu a Joaquim Manuel de Macedo, grande prestigio social na época em que foi publicado. A estória favorece o tema amor com certa suavidade, apresentando um leve suspense que se desenrola em capítulos bem articulados e apresenta um final feliz para todos e para sempre.
O enredo inicia com uma aposta entre amigos, estudantes de medicina, que propõem: Se Augustoconseguisse apaixonar-se por uma única jovem durante quinzes dias, visto que o mesmo se julgava incapaz para tal feito, ele assumiria o compromisso de escrever um romance relatando a paixão.
O jovem evita as mulheres que encontra, porém seu destino já estaria traçado ao encontrar-se com uma menina que despertou outras sensações em sua alma. Ao despedir-se na praia, mantendo o enigma de seusnomes, os mesmos mantiveram o juramento de amor feito diante do ancião : o de um dia se encontrarem e serem felizes juntos.
Augusto, mesmo fugindo de vivenciar algo mais profundo, pois prometera na infância amar a garota que conhecera na praia quando ainda tinha treze anos, não consegue negar seus sentimentos ao deparar-se com a Moreninha.
Após muitos acontecimentos, inclusive distanciamentoentre Augusto e Carolina , os mesmos se encontram e descobrem um segredo da infância. Terminando por reconhecerem-se e desfraldarem um caminho de espera que agora concretizava-se: era ela a garota de 8 anos e ele o moço de 13 anos, que agora cumpririam a promessa, a busca chegara ao fim. Augusto cumpre sua aposta, escrevendo a história de amor intitulada a Moreninha.


Desenredo : Obra abertaFazendo parte do último livro publicado em vida por Guimarães Rosa, “Desenredo” é um conto da obra Tutaméia - Terceiras Estórias. Fugindo do contexto no qual predominava a maioria das obras escritas na época, que ressaltava apenas o regionalismo, o conto surge com uma nova perspectiva voltada para subjetividade.
Contrariando a realidade das relações sociais que predominavam as atitudesmasculinas em sua maioria machistas, defensoras da honra e da moral, é desmentido através da ação do personagem principal que ao ser traído por sua companheira trata de refazer a estória, ao invés de lavar sua honra com sangue.
A narrativa predomina ao ponto de modificar as ações de seus personagens. A ideia fabulosa construída pelo protagonista em relação a fidelidade da mulher, torna-se um fatoreal. Dando assim ao conto uma promessa de felicidade eterna, modificada pelo tom emotivo da palavra que predominou ao decorrer do conto. Jó Joaquim redesenha sua história de forma em que segue passos de criação, recriação e inovação. O protagonista embarca em seu sonho de tal forma que consegue torná-lo realidade.
Desenvolvimento
Análise Comparativa entre as obras: A moreninha e Desenredo...
tracking img