Obje

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
tivoO objetivo da contabilidade.
A contabilidade vem a ser um sistema que visa ter informações, analise de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.-Sistema de informações: são um conjunto de dados, informações armazenadas, como dados para emissão de relatórios e ajustes.
-Usuário: Pessoa física ou jurídica com interesse em avaliar situaçõesdiversas de uma entidade.
Esses usuários em geral são: acionistas, credores em geral, administradores e o fisco.
-Informações de natureza econômica: deve-se considerar do ângulo da visãoeconômica para a contabilidade. Ex:Expor resultado do exercício , capital e patrimônio.
-Informações de natureza financeira: Fluxo de caixa, capital de giro, etc...
-Informações de natureza física:Como exemplo pode se citar quantidades geradas de produtos ou serviços, numero de depositantes em um banco, numero de funcionários, numero de clientes em uma empresa.
-Informações de naturezaprodutiva: Define-se como a utilização mista dos conceitos (financeiros “avaliação”) e (físicos “quantitativos”) como receita bruta, ou depósitos por cliente.
Na contabilidade as informaçõesde natureza financeira e econômica constituem o seu núcleo central. Seu objetivo fundamental é contribuir nos processos decisórios dos seus usuários, sendo um instrumento de informações úteis eprecisas.
Para tais informações serem palpáveis devem-se observar dois pontos:
1°As empresas devem informar todas e quaisquer informações que contribuam para a adequada avaliação de suasituação patrimonial e de resultados. As informações que não estiverem explicitas nas demonstrações devem constar em notas explicativas ou em quadros complementares.
2°A contabilidade tem umrelacionamento intimo com os aspectos jurídicos, com o qual em muitas ocasiões não consegue retratar sua essência econômica. Sendo deste modo a contabilidade deve seguir a essência ao invés da...
tracking img