Obesidadena escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OBESIDADE INFANTIL NA ESCOLA
Adriana Oliveira do Vale
Andreise Flôr Dias
Prof. Deivis Elton Schlickmann Frainer
Fameblu – Faculdade Metropolitana de Blumenau
Nutrição /Nut 27 – Estatística
10/10/12
RESUMO

A prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças em idade escolar tem sido tema de vários estudos. Nesse trabalho iremos comparar os resultados encontrados em três artigoscientíficos realizados com crianças escolares nas cidades de Presidente Prudente/SP, Salvador/BA e Recife/PE. A obesidade está associada ao desenvolvimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis, seu diagnóstico, controle e tratamento na infância são fundamentais, para evitar a prevalência da doença na fase adulta.


Palavras-chaves: Crianças. Obesidade. Doenças metabólicas.


1 INTRODUÇÃOA transição nutricional é um processo que está ocorrendo no Brasil e em diversas partes do mundo nas últimas décadas decorrente do desenvolvimento industrial, do aumento do poder aquisitivo da população e também em virtude da globalização. Segundo Batista Filho e Rissin (2003), entre os anos de 1975 – 1996 houve um declínio cumulativo na desnutrição em crianças de 72%, em todo país, emcontrapartida a freqüência de obesidade em adultos triplicou no Nordeste e duplicou no Sudeste.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) define obesidade como o excesso de gordura corporal acumulado no tecido adiposo com implicações para a saúde. Segundo a OMS no relatório de 16/05/2012, Estatísticas Mundiais de Saúde 2012, a obesidade é a causa de morte de 2,8 milhões de pessoas por ano,sendo 12% da população mundial considerada obesa. Também houve um aumento das doenças metabólicas relacionadas à obesidade como diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, que hoje representam 2/3 das mortes no mundo. (ABESO,2012)


É consenso que a obesidade infantil também vem aumentando de forma significativa e que ela determina várias complicações na infância e na idadeadulta. Na infância, o diagnóstico e tratamento podem ser mais difíceis do que na fase adulta, pois está relacionado a mudanças de hábitos, além da disponibilidade de colaboração da família em também aderir a hábitos saudáveis.


A obesidade vem-se tornando tema de crescente preocupação, dado o importante aumento em sua prevalência e a sua associação com diversas condições mórbidas. Nospaíses desenvolvidos, esse aumento na faixa etária pediátrica já foi bem documentado, através de pesquisas. A obesidade infantil preocupa devido ao risco aumentado que esses indivíduos têm de tornarem-se adultos obesos. Conforme a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica - ABESO (2012), crianças obesas possuem um risco no mínimo duas vezes maior de obesidade na idadeadulta quando comparadas as crianças não obesas; cerca de um terço dos pré-escolares e metade dos escolares obesos tornam-se adultos obesos.


No Brasil vários estudos foram realizados para verificar a prevalência de obesidade infantil, neste estudo selecionamos três artigos para verificação desses dados, sendo eles: Prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes de umaescola na rede privada de Recife - PE, realizado em uma escola de classe médio-alta com crianças e adolescentes; Prevalência de obesidade em escolares de Salvador - Bahia, estudo realizado em escolas públicas e particulares com alunos entre 5 e 10 anos; Prevalência de sobrepeso e obesidade em alunos de escolas privadas do município de Presidente Prudente - SP, o estudo avaliou alunos com idade entre10 e 17 anos.




2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MÉTODOS ESTATÍSTICOS UTILIZADOS NOS ARTIGOS

2.1.1 MÉTODOS ESTATÍSTICOS ENCONTRADOS NO ARTIGO: PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE RECIFE.

Teste de Qui-quadrado: é um teste utilizado para comparar os dados obtidos experimentalmente com os dados esperados de acordo com a...
tracking img