Obesidade e preconceito

Páginas: 2 (316 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Obesidade e preconceito

Desde que há registros do Homem na História, há contos sobre preconceitos. Fossem eles de cor, raça, credo, beleza ou gênero, o homem sempre julgou seus semelhantes àforma que tinham e ao modo que pensavam. Atualmente, mesmo havendo penas legais sobre o assunto, a temática continua polêmica.
Apesar de a sociedade estar mais “civilizada”, muitas pessoascarregam consigo alguma carga negativa sobre determinados tipos físicos ou de personalidades. Seja porque a vida lhes ensinou isso (experiência), seja pelos padrões que a sociedade em que cada umvive prega.
Uma classe que sempre foi auge de chacotas ou bullying para os termos mais modernos, é a de pessoas que estão em cima do peso. Muitos obesos têm problemas no âmbito profissional, sejapara conseguir um emprego, seja para construir uma imagem competente. Pesquisas comprovam que uma série de empresas têm fortes preferências por não contratar pessoas com peso excessivo.
Muitasdelas alegam sobre a morosidade para execução de trabalhos e outras várias apontam para o “desleixo”. Elas seguem o raciocínio de que é obeso quem quer e que a pessoa é “desleixada” por não teruma vida saudável. Enganam-se ao pensar desse modo, pois a obesidade é ocasionada através de vários fatores, dentre eles:
ou há predisposição genética para ganho de peso e retenção de gordura ou,realmente, a pessoa não regula a alimentação que ingere e também não procura por exercícios físicos, ou por questões emocionais .
Nos últimos dois anos, estatísticas apontam que o Brasil possuipouco mais de 40% da população com sobrepeso e aproximadamente 13% com obesidade. Quantos destes, que são excepcionais profissionais, são descartados por recrutadores sem sequer poderem mostrar aque vieram? O que torna cada um diferente do outro, no âmbito profissional, é o esforço que se faz para colocar em prática toda a capacidade que todos os indivíduos têm e não as aparências...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Preconceito e obesidade no esporte
  • Obesidade infantil: preconceito no contexto escolar
  • Obesidade: exclusão, preconceito ou uma questão de violência.
  • Obesidade
  • obesidade
  • Obesidade
  • Obesidade
  • Obesidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!