Numeros todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NÚMEROS, UMA GRANDE INVENÇÃO
Os números sempre foram muito importantes para a humanidade. Pastores usavam nós, pedrinhas ou marcas em madeira para representar a quantidade de animais que cuidavam. Alguns povos começaram a criar símbolos para representar os números sem necessitar de muitos objetos iguais, como pedrinhas ou nós. Os romanos, por exemplo, usavam letras I, V, X, L, C, D, M pararepresentar os números. Com os algarismos indo-arábicos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e algumas regras, pode-se representar qualquer número. Os números estão por toda parte: no comércio, na indústria, nos esportes, no trânsito... Foram os povos primitivos que começaram a criar a idéia de número, veja a história a seguir: Para saber quantas ovelhas tinha, um pastor separava uma pedrinha para cada ovelha,quando as soltava para pastar. Ao recolher o rebanho, retirava uma pedrinha do saco para cada ovelha que encontrava. Cada pedrinha retirada correspondia a uma ovelha. E foi assim, comparando quantidades, que o homem aprendeu a contar. De um lado, temos a quantidade de pedrinhas; do outro, a quantidade de ovelhas. Surgiu daí uma idéia comum aos dois grupos (conjuntos) que ele comparava: o número.Antigamente, contar significava fazer correspondência entre conjuntos. As pessoas também costumavam registrar quantidades fazendo nós em cordas, marcas em pedaços de paus ou ossos...cada nó, cada marquinha no pau ou no osso correspondia a um elemento da quantidade que se queria contar.

AS CIVILIZAÇÕES DO PASSADO E OS SEUS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO Sistema de numeração é o conjunto de regras quepermite escrever e ler qualquer número, utilizando símbolos e palavras. A história da humanidade nos mostra a existência de muitos sistemas de numeração, criados por vários povos: os egípcios, os babilônios, os chineses, os maias, os romanos, os hindus etc. Vamos ver alguns deles. 1. Egípcios Os egípcios criaram um dos primeiros sistemas de numeração de que se tem notícia. Veja os símbolos que elesutilizavam para representar quantidades.

bastão calcanhar rolo de corda flor de lótus

1 10 100 1000

dedo apontando 10000 peixe homem 100000 1000000

Fazendo agrupamentos, era possível escrever números muito grandes, utilizando as seguintes regras: Cada símbolo podia ser repetido no máximo 9 vezes. A cada 10 símbolos repetidos correspondia a outro símbolo, de um agrupamento superior.Adicionavam-se os valores dos símbolos utilizados para encontrar o valor representado. Não importava a posição dos símbolos, e também não havia representação para o zero.

2. Babilônicos Em escavações arqueológicas na região da Mesopotâmia foram encontrados blocos de argila com inscrições que se assemelhavam a cunhas (::::).Daí a escrita desse povo receber o nome de cuneiforme. Eles desenvolveramum método que utilizava apenas dois símbolos para escrever qualquer número:

Eles baseavam-se em grupos de 60, obedecendo às seguintes regras: O “cravo” podia ser utilizado até nove vezes, representando os números de 1 a 9; o número 10 era representado pelo símbolo “asna”. Para escrever números até 59, utilizava-se o princípio aditivo, com a repetição dos símbolos tantas vezes quanto fossemnecessárias. Era usado um espaço entre os símbolos para diferenciar o tipo de agrupamento. Assim, para escrever números acima de 59, eram utilizados os mesmos símbolos, com a idéia do valor posicional, isto é, de acordo com a posição dos símbolos, da direita para a esquerda. 3. Maias A civilização maia habitava a América Central e uma parte do México. Veja os símbolos que os maias utilizavam paraescrever os seus números: Para cada unidade (1) usavam o símbolo . Cada cinco unidades eram representadas pelo símbolo _______ . A numeração maia tinha as seguintes regras: Os Os (no máximo 4) eram colocados uns ao lado dos outros. eram colocados acima dos _____. Os _____ eram colocados uns acima dos outros. Os valores dos símbolos eram adicionados.

4. Romanos O sistema de numeração que os...
tracking img