numeros quanticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Introdução
Neste trabalho vou debruçar sobre os números quânticos, diagrama de Pauling e a configuração eletrónica, Os números quânticos descrevem as energias dos  elétrons nos  átomos e são de enorme relevância quando se trata de descrever a posição dos elétrons nos átomos.























2-Tipos de Números Quânticos
Existem quatro números quânticos quesão:
Número quântico principal;
Número quântico de momento angular ou azimutal (secundário)  ;
Número quântico magnético
Número quântico de spin
Estes quatro números quânticos, além de se complementarem, nos permitem fazer uma descrição completa dos elétrons nos átomos, pois eles dizem o nível principal de energia do elétron, o subnível de energia, a orientação espacial da nuvem eletrônica e aorientação do próprio elétron na nuvem. Cada combinação dos quatro números quânticos é única para um elétron.
Os primeiros três números quânticos são usados para descrever orbitais atômicos e a caracterização dos elétrons que neles se encontram. O quarto número quântico, número quântico de spin é utilizado na descrição do comportamento específico de cada elétron. Assim, qualquer par de elétronspode ter até três números quânticos iguais sendo que, neste caso, necessariamente, o quarto número quântico deverá ser diferente, ou seja, este par de elétrons estará ocupando o mesmo orbital sendo que os elétrons apresentam spins opostos.
2.1-Número Quântico Principal, n
O número quântico principal pode tomar como valor qualquer número inteiro positivo. Como o próprio nome o sugere, este númeroquântico é o mais importante, pois o seu valor define a massa do átomo de potássio (e de outro átomo mono eletrónico de carga nuclear Z) por meio da equação:

Onde m e e são a massa dos neutrões e a carga do elétron, ε0 é a permissividade do vácuo, e h é a constante de Planck. Esta equação foi obtida como resultado da equação de Schrodinger e é desigual a uma das equações obtidas por Bohr,utilizando os seus postulados corretos.
2.2-Número Quântico de Momento Angular, l
O número quântico de momento angular, ou azimutal, informa-nos sobre a forma das órbitas. Como o próprio nome indica, o valor de l define o momento angular do elétron, sendo que o aumento do seu valor implica o aumento correspondente do valor do momento angular. Deste modo, a energia cinética do elétron é associada aomovimento angular e esta dependente da energia total do elétron, pelo que é natural que os valores permitidos de l estejam associados ao número quântico principal. Para um dado valor de n, l pode ter como valores possíveis os números inteiros de 0 a .



2.3-Número Quântico Magnético Especifica, m
O número quântico magnético especifica a orientação permitida para uma nuvem eletrônica no espaço,sendo que o número de orientações permitidas está diretamente relacionado à forma da nuvem (designada pelo valor de l). Dessa forma, este número quântico pode assumir valores inteiros de -l, passando por zero, até +l
2.4-Número Quântico de Spin,
O número quântico de spin indica a orientação do elétron ao redor do seu próprio eixo. Como existem apenas dois sentidos possíveis, este número quânticoassume apenas os valores -1/2 e +1/2, indicando a probabilidade do 50% do elétron estar girando em um sentido ou no outro.
A tabela a seguir resume os significados de cada número quântico e os valores que eles podem assumir.
nome
símbolo
significado do orbital
Faixa de valores
número quântico principal

camada

número quântico azimutal

subnível

número quântico magnéticodeslocamento de energia

número quântico de spin

spin











A tabela a seguir mostra a relação entre os números quânticos e os orbitais.

n
l
Orbital
ml
ms
Número de Combinações
1
0
1s
0
-1/2, +1/2
2
2
0
2s
0
-1/2, +1/2
2
2
1
2p
-1, 0, +1
-1/2, +1/2
6
3
0
3s
0
-1/2, +1/2
2
3
1
3p
-1, 0, +1
-1/2, +1/2
6
3
2
3d
-2, -1, 0, +1, +2
-1/2, +1/2...
tracking img