A Revolução será twitada

A chamada Primavera Árabe mudou o cenário geopolítico no Oriente Médio e no norte da África e a internet, afirmam analistas, teve um papel fundamental na consolidação do movimento. Foi por meio das redes sociais - como o Facebook, o Twitter e o Youtube - que a juventude organizou e espalhou informações sobre protestos, ainda que em alguns casos as comunicações estivessem sob controle do regime.
O relatório sobre mídias sociais publicado em junho pela DubaiSchoolofGovernment mostra dados que ilustram a influência da internet na Primavera Árabe. Segundo o documento, nove em cada dez tunisianos e egípcios afirmaram ter usado o Facebook para organizar protestos ou disseminar seu conhecimento sobre as marchas. Destas manifestações - e foram dezenas em cada país - apenas uma não saiu da web para ganhar as ruas.

As redes sociais, considerando desde seu uso até o crescimento de número de usuários, desempenharam "uma função crítica na mobilização, naformação de opinião e ao influenciar mudanças" no mundo árabe, pontua o relatório.

Geração insatisfeita e na internet
O fenômeno é simples de entender - basta ligar os pontos. A imensa maioria dos manifestantes tem entre 15 e 30 anos, justamente a geração que usa a internet como principal ferramenta de comunicação. Ao mesmo tempo, é a mais prejudicada com desemprego e cerceamento às liberdades. Como eles estão habituados às redes sociais, tendem a transformá-las em plataformas eficiente paraacionar uns aos outros de forma rápida sobre as manifestações.

Nos quatro primeiros meses de 2010, o número de usuários do Facebook no mundo árabe girava em torno de 14,8 milhões. No mesmo período deste ano, o total havia quase dobrado - eram 27,7 milhões. A maioria, segundo a Dubai SchoolofGovernment, estava interessada nos movimentos revolucionários.

Hashtags
A movimentação no Twitter seguiu a mesma linha. O maior número de acessos ao site de microblogs na Tunísia ocorreu em 14 [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 10). Tomando por base o texto acima, redija um texto dissertativo abordando o impacto da sociedade em rede no cenário político mundial, traçando um paralelo com o atual cenário político brasileiro.. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tomando-Por-Base-o-Texto-Acima/39717616.html

MLA

"Tomando por base o texto acima, redija um texto dissertativo abordando o impacto da sociedade em rede no cenário político mundial, traçando um paralelo com o atual cenário político brasileiro." TrabalhosFeitos.com. 10 2013. 2013. 10 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tomando-Por-Base-o-Texto-Acima/39717616.html>.

MLA 7

"Tomando por base o texto acima, redija um texto dissertativo abordando o impacto da sociedade em rede no cenário político mundial, traçando um paralelo com o atual cenário político brasileiro.." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2013. Web. 10 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tomando-Por-Base-o-Texto-Acima/39717616.html>.

CHICAGO

"Tomando por base o texto acima, redija um texto dissertativo abordando o impacto da sociedade em rede no cenário político mundial, traçando um paralelo com o atual cenário político brasileiro.." TrabalhosFeitos.com. 10, 2013. Acessado 10, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tomando-Por-Base-o-Texto-Acima/39717616.html.