Nucleo,nucleolos e cromossomos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Campus Vitoria da Conquista

NUCLEO, NUCLEOLOS E CROMOSSOMOS

VITORIA DA CONQUISTA, FEVEREIRO DE 2012


NÚCLEO, NUCLÉOLOS E CROMOSSOMOS

Trabalho apresentado ao Professor Dirceu Joaquim Costa da disciplina Biologia Geral da turma 2011.2 , turno matutino do curso de Agronomia.



UESB
Vitoria daConquista - 27/02/2012

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO

2- NÚCLEO

3- NUCLÉOLO

4- CROMOSSOMOS

5- CONCLUSÃO

6- BIBLIOGRAFIA

7- ANEXOS



INTRODUÇÃOEste trabalho irá apresentar em termos acadêmicos as definições de algumas das peças chaves de uma célula, como o núcleo, os nucléolos e os cromossomos. Mediante a passar uma melhor visão sobre como entender essas partes imprescindíveis para a vida celular.



NÚCLEO

A célula, estrutura imprescindível para a vida na terra, capaz de crescer, multiplicar, e sintetizar seus próprioscomponentes, presente desde estruturas unicelulares, como as bactérias e os protozoários, até os mais complexos, como o ser humano e as plantas, possuem organelas (estruturas subcelulares) importantes para o seu funcionamento pois desenvolvem funções distintas, que, no total, produzem as características de vida associada com a célula. Na célula animal eucariótica existem três componentesbásicos: membrana, citoplasma e núcleo.



O núcleo é como se fosse o cérebro da célula, pois é uma estrutura que coordena e comanda todas as funções celulares. É geralmente único e aproximadamente esférico. Nas células eucariontes, o núcleo é delimitado por uma membrana chamada carioteca, já que nas células procariontes não há carioteca, sendo assim não possui núcleo individualizado. Omaterial nuclear encontra-se imerso no citoplasma, formando uma estrutura chamada nucleoide. O núcleo interfásico ( quando não esta em divisão) dos eucariontes é constituído pela carioteca, pelo nucleoplasma, pela cromatina(cromossomos) e pelo nucléolo.
Com a experiência de Balbiani, em que se corta uma ameba na região do citoplasma, uma parte com núcleo e outra sem a presença do mesmo , eobserva-se que a parte com núcleo cresce e se multiplica, enquanto a outra morre. Provando que o núcleo, portanto, controla as funções vitais da célula e é responsável por orientar a divisão celular.
Descoberto em 1833 pelo pesquisador inglês Robert Brown, O núcleo é uma estrutura presente nas células eucariontes, que contém o DNA da célula. É delimitado pelo envoltório nuclear, e se comunicacom o citoplasma através dos poros nucleares. O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula, e armazenar as informações genéticas da célula. O seu diâmetro pode variar de 11 a 22.25 µm.
Além do material genético, o núcleo também possui algumas proteínas com a função de regular a expressão gênica, que envolve processos complexos de transcrição,pré-processamento do mRNA (RNA mensageiro), e o transporte do mRNA formado para o citoplasma. Dentro do núcleo ainda podemos encontrar uma estrutura denominada nucléolo, que é responsável pela produção de subunidades dos ribossomos.
O envoltório nuclear é responsável tanto por separar as reações químicas que ocorrem dentro do citoplasma daquelas que ocorrem dentro do núcleo, quanto porpermitir a comunicação entre esses dois ambientes. Essa comunicação é realizada pelos poros nucleares que se formam da fusão entre a membrana interna e a externa do envoltório nuclear.
O interior do núcleo é composto por uma matriz denominada de nucleoplasma, que é um líquido de consistência gelatinosa, similar ao citoplasma. Dentro dele estão presentes várias substâncias necessárias para o...
tracking img