Nr-6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NR- 6 – Equipamento de proteção individual – EPI

Os equipamentos de proteção individual como o próprio nome define destinam-se a proteger o trabalhador dos riscos a que está sujeito quando noexercício de sua atividade laboral, haja vista que não existe atividade sem risco pois até as atividades consideradas “100%” seguras oferecem algum tipo de risco.
A normatização do uso, fornecimento,fabricação e comercialização, bem como a responsabilidade em fornecer os EPI´S estão elencados na NR- 6, bem como a definição de equipamentos conjugados de proteção individual.
O principalrequisito conforme a norma vigente para se comercializar um EPI é a presença do CA (Certificado de Aprovação) expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, ou seja, para ser EPI deve ter este número decertificado.
A manutenção dos requisitos técnicos para obtenção e renovação do CA será de competência do Ministério do Trabalho e Emprego.
O fornecimento do EPI é de competência do empregadordevendo ser fornecido gratuitamente, sem ônus para o empregado, em contrapartida o empregado fica obrigado a manter o EPI higienizado e em perfeitas condições de uso e quando houver necessidade desubstituição comunicar sua chefia imediata, ou o técnico em segurança do trabalho.
NR-7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO

Esta NR regulamenta a obrigatoriedade por parte dosempregadores, da implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
O objetivo da implementação do programa deve ter por escopo a prevenção, o rastreamento e diagnóstico precocedos prejuízos causados à saúde e que estejam diretamente relacionados a atividade laboral, além da detecção de doenças profissionais ou de danos irreversíveis à saúde.
Muitas das doenças adquiridasem função de atividade laboral, são inicialmente assintomáticas, o trabalhador não percebe que está doente ou que está em risco de ficar, um exemplo clássico é a perda auditiva, que só é percebida...
tracking img