Nr 35

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A NR 35 fala sobre trabalho em altura com os requisitos mínimos e asmedidas de proteção para trabalhador, envolvendo o planejamento, aorganização e a execução, de forma de garantir a segurança e a saúde dostrabalhadores envolvidos direto ou indiretamente, nas atividades acimade 2,00M de altura onde traga risco de queda.Cabendo ao empregador a responsabilidade em garantir a implementaçãodasmedidas de proteção e assegurar a realização da análise de risco e aavaliação prévia das condições no local de trabalho em altura; e treinandoe capacitando o trabalhador com aulas praticas e teóricas sendoministrado por um instrutor capacitado ,ao termino do treinamento seráemitido o certificado de qualificação sendo consignada no registro doempregado .E cabem ao trabalhador cumprir as disposiçõeslegais, inclusive osprocedimentos expedidos pelo empregador, podendo interromper asatividades quando constatar evidência de risco grave e iminente para suasegurança.Os equipamentos de proteção individual e acessórios e sistema deancoragem que devem ser especificados e selecionados considerando-se asua eficiência devendo ser fazer a inspeção rotineira de todos os EPI,acessórios e sistemas de ancoragem,quando constatardefeito,desgradação deformações devem ser inutilizados e descartados.Em caso de emergência e salvamento, o empregador deve disponibilizarequipe de emergências, os responsáveis pela execução das medidas desalvamento devem estar capacitados a executar o resgate, prestar osprimeiros socorros e possuir aptidão física e mental compatível com aatividade a desempenhar
Objetivo:regulamentar os serviços em locais elevados, estabelecendo padrões mínimos de segurança, bem como cumprir exigências legais, visando garantir a segurança física do trabalhador.

Observação - O serviço só será iniciado após a emissão da permissão para trabalhos especiais (PT).

PESSOAL
1) O trabalhador deverá possuir Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), constando exame de Eletroencefalograma, emitidopelo médico coordenador do PCMSO acusando que o trabalhador esteja apto para executar trabalhos em altura.

1.1) Poderá ser necessário outros exames a critério do médico da empresa.

1.2) A validade do ASO para trabalho em altura será de 6 meses. A data do vencimento do ASO e anotação de “apto” para altura deverá constar no crachá do funcionário

1.3) O trabalhador deverá possuir idade entre21 e 45 anos e biotipo adequado.

2) Ser especializado no trabalho em que for executar, bem como estar familiarizado com os equipamentos inerentes ao serviço.

3) Utilizar os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) conforme disposto na NR 6 e NR 18 da Portaria n.º 3.214/78 do Ministério do Trabalho, vigente e os indicados pela Segurança do Trabalho da empresa.

4) É obrigatório uso docinto de segurança, tipo pára-quedista com duplo talabarte para todo serviço em altura.

5) Todos os trabalhadores em serviço em altura devem utilizar-se de capacete com jugular.

6) Utilizar roupas adequadas ao trabalho executado, não sendo permitido o uso de sandálias e chinelo.

7) Não é permitido brincadeiras, ou jogar ferramentas do local elevado.

8) Utilizar o cinto porta-ferramentasou bolsa própria para guardar e transportar ferramentas manuais.

ANDAIMES

Obs.: Andaimes constituem um aspecto muito importante de construção. É indispensável uma determinação criteriosa na colocação, seleção e qualidade do material a ser utilizado na montagem de andaimes. Devem ser seguidas todas as determinações do Item 18.15, da NR-18 do Ministério do Trabalho e Emprego.

1) Éobrigatório o uso de cinto de segurança tipo pára-quedista com duplo talabarte na montagem e desmontagem de andaimes.

2) Utilizar andaimes e escadas em perfeitas condições de uso e que estejam posicionados e montados de forma adequada e segura.

3) É obrigatória a instalação de proteção coletiva tipo, guarda corpo, plataformas, etc. onde houver risco de queda de trabalhadores ou de materiais.

4)...
tracking img