Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA DE PESQUISA

O Trabalho Infantil – Correndo atrás da Identidade Infantil.

OBJETO DE ESTUDO

Averiguar o quadro social de crianças e adolescentes que vivenciam a exploração do trabalho infantil na zona urbana de Tianguá- CE, mais especificamente na localidade do Campo do Laurão.


PROBLEMA DE PESQUISA

Como a exploração do trabalho infantil que acontece todos os dias, oculta aidentidade social de crianças e adolescentes?

OBJETIVO GERAL

Propor uma discussão sobre a construção da identidade social infanto-juvenil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Averiguar junto à família o desenvolvimento humano sem a exploração do trabalho infantil;
• Conscientizar os pais de que a melhor forma de ajudar seus filhos a ter uma vida digna é através do estudo;
• Despertar na própriacriança a consciência de seus direitos e deveres;
• Sensibilizar a população sobre os temas do trabalho infantil e dos direitos fundamentais da criança e do adolescente.

JUSTIFICATIVA

A exploração do trabalho infantil ocorre de muitas formas, não só pela a força braçal, mais também ocorre à exploração sexual e outros tipos de maus-tratos. Com isso muitas vezes não se consegue identificara verdadeira identidade da criança.
Uma localidade de zona urbana, desassistida em serviços públicos, apresenta um cenário preocupante que se faz necessário um olhar focalizado, com a necessidade da implantação de projetos de pesquisa social que possa identificar os casos de exploração do trabalho infantil.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, lei 8.069/90 Estatuto da criança e doadolescente- ECA, Art. 4º “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.
É com base nesta lei, que o projetode pesquisa foi elaborado, para entender este forte apelo social, um quadro extremamente preocupante na sociedade atual.

HIPÓTESES

O cenário da criança hoje aponta para uma infância com uma nova identidade, de maneira muitas vezes subliminar, são pressionadas a serem pequenos adultos. Com essa nova face, em alguns casos as crianças nem sentem alegria pela infância.
Exploração do Trabalhoinfantil vem de muito tempo atrás, onde os empregados e os filhos destes eram obrigados a trabalhar em condições muito precárias. Os mesmos não recebiam nada além de moradia e comida. Atualmente a condição de trabalho tem uma diferença, o menor trabalha por algum dinheiro, que ajuda no orçamento doméstico, deixando de lado o estudo para se dedicar a uma “profissão”.

REVISÃO TEÓRICA E CONCEITUALAo dar início a uma reflexão sobre o tema abordado, é preciso especificar que trabalho infantil, é todo esforço físico e mental desempenhado por pessoas que não possuem idade adequada, como crianças e adolescentes.
Essa expressão da questão social “Trabalho Infantil” foi questionada a partir da década de 80, com ampla mobilização de entidades governamentais e não governamentais ganhando forçacom a promulgação da Carta Magna de 1988.
O trabalho infantil faz parte do contexto cultural brasileiro, esta questão sobre a exploração do trabalho do menor conduz as formas em que este fenômeno ocorre são continuamente as mesmas, ou seja, de que o trabalho infantil é explorado principalmente nas atividades descritas na Convenção nº. 182 da Organização Internacional do Trabalho que trata daschamadas piores formas de trabalho infantil.
Questões relativas envolvendo o problema vêm sendo tema de estudo e reflexão por parte de vários pesquisadores no Brasil. Essa pauta esta presente nas políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes, evidenciadas na Lei 8.069/90 que proíbe o trabalho a menor de dezesseis anos, com exceção a maiores de quatorze anos, somente na condição de...
tracking img