Nr 17

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anexo 1 da NR 17 Trabalho dos operadores de checkout
Esta Norma Regulamentadora tem o objetivo de estabelecer parâmetros e diretrizes mínimas para adequação das condições de trabalho dos operadores de checkout (procedimento de checagem de itens que foram previamente estabelecidos por outrem no momento da chegada do objeto ou pessoa), visando à prevenção da saúde e segurança do trabalho. Sendoaplicada aos colaboradores que desenvolvam atividade comercial utilizando sistema autosserviço, como supermercado e comércio atacadista.
As dimensões do mobiliário devem atender as características antropométricas de 90% dos colaboradores respeitando alcance dos membros e da visão, assegurando a postura para o trabalho sentado ou em pé, respeitando limites e trajetória naturais dos movimentos,garantis um espaço adequado para movimentação em pé ou sentado, manter uma cadeira com assento e encosto para apoio lombar, com estofamento adequado, ajustáveis á estatura do trabalhador e a tarefa, apoio para o pés, adotar sistema com esteira eletromecânica, disponibilizar sistema de comunicação com a supervisão, mobiliário sem quinas vivas ou rebarbas, devendo os elementos de fixação ser mantidosde forma a não causar acidentes.
Em relação ao equipamento e as ferramentas utilizadas pelos operadores deve-se escolher as que favorecem os movimentos e ações próprias da função, posiciona-las dentro dos limites de alcance manual e visual do operador, garantir a proteção contra acidentes de natureza mecânica ou elétrica nos Checkouts com base na NR do MTE ou em outras normas nacionaistecnicamente reconhecidas, e mantê-los em condições de funcionamento.
Em relação ao ambiente físico, deve se manter as condições de iluminamento, ruído, conforto térmico, bem como outros fatores de risco químico e físico, proteger os operadores contra correntes de ar. Vento ou grandes variações climáticas, utilizar superfícies opacas, que evitem reflexos. Sempre prevendo a possibilidade de fazeradequações ou ajustes localizados para o conforto dos operadores.
Conforme a NR 17 a manipulação de mercadorias deve evitar esforços para não acarretar danos a saúde do operador adotando um ou mais itens como; negociação do tamanho e volume das mercadorias com fornecedores, uso de tecnologia adequada, formas alternativas de apresentação do código de barras no leitor ótico, disponibilizando pessoal auxiliarse necessário, outras medidas que ajudem a reduzir a sobrecarga do operador. O empregador terá que adotar medidas auxiliares sempre que, em função do grande volume ou excesso de peso das mercadorias houver limitação para a execução das tarefas.
O empregador também devera adotar medidas para evitar que a atividade de ensacamento de mercadorias se incorpore ao ciclo de trabalho dos operadores taiscomo: Manter no mínimo um ensacador a cada três checkout em funcionamento, condições favoráveis para o cliente ensacar suas mercadorias, ficando a sua escolha a que for mais útil.
Quando a pesagem de mercadorias pelo operador só poderá ocorrer quando a balança estiver localizada em frente e próxima a ele, nivelada com a superfície do equipamento, a superfície da balança e do checkout tiveremdistancia de no Maximo dois centímetros em todos os lados, teclado para digitalização localizado a uma distancia máxima de 45 cm da borda interna do checkout i número Maximo de oito dígitos para os códigos de barras das mercadorias a serem pesadas.
A empresa terá que providenciar pessoal auxiliar sempre que o operador necessita, para o atendimento de pessoas idosa, grávidas, ou portadores
Deacordo com a organização do trabalho a disposição física e o numero de checkout em atividade e de operadores deve atender ao fluxo de clientes, de modo a adequar as características psicofisiologicas de cada operador por meio da adoção de pelo de alguma deficiência.me3nos uma desta medidas a seguir; pessoas de apoio ou substituição quando necessário, caixas especiais para gestantes, idosos e pessoas...
tracking img